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26% DO PANTANAL QUEIMADOS O QUE VOCÊ PODE FAZER SOBRE ISSO

A área queimada já atingiu os 26% do Pantanal, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Só em setembro, foram 14%. Isso atinge quase 33 mil km², o que equivale à soma do território do Distrito Federal e de Alagoas.

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DICAS PARA TRANSIÇÃO ALIMENTAR

Uma vida sem carne é uma vida aberta para conhecer novos sabores e acolher a natureza com mais empatia e consciência. O mês de outubro já começou especial com o dia Mundial do Vegetarianismo (01/10) e por isso trazemos aqui algumas dicas de transição que todo mundo devia receber pra entender melhor a transição pra esse universo.

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BCAA E GLUTAMINA: SUPLEMENTOS REALMENTE NECESSÁRIOS?

Estes dois suplementos de aminoácidos são bastante populares no meio esportivo e estético e é bastante provável que você já tenha ouvido falar deles ou, até mesmo, feito seu uso. Mas, será que são realmente necessários quando temos uma alimentação equilibrada? O objetivo do post de hoje é esclarecer o que são estas substâncias, quais são suas promessas de efeitos positivos e se estes são, de fato, comprovados pela ciência. Vem comigo!

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VACINA E VEGANISMO

Um assunto dentro do veganismo que divide opiniões, é quanto a tomar vacinas. Tem dois lados a serem vistos: o de que as vacinas são testadas em animais e o de que tomar vacina é uma questão pública e de responsabilidade social. Por estarmos vivendo uma pandemia e de fato, na busca por uma vacina, é de extrema importância que consigamos entender o que se passa por trás de todo esse processo.

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DECIFRANDO OS RÓTULOS: COMO SABER SE O PRODUTO É VEGANO?

Uma das maiores habilidades que desenvolvemos quando viramos veganos é a leitura rápida de rótulos - podemos quase chamar de um superpoder. Vamos no mercado, pegamos os produtos e fazemos uma leitura dinâmica para ver na lista de ingredientes se, infelizmente, nos deparamos um um "soro de leite em pó". Acontece que às vezes podemos nos deparar com alguns nomes que não entendemos nada - muito menos entendemos se tem origem animal ou não.

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RELAÇÃO DO CONSUMO E AS QUEIMADAS NO PANTANAL

Como tem se falado nos últimos dias, o Pantanal tem sofrido queimadas como nunca antes, e se estima que somente no ano de 2020 teve mais de 12% de sua região devastada. Para se ter uma ideia, foram queimados mais de 2 milhões de hectares, um tamanho que supera as cidades de RJ e SP juntas em mais de DEZ VEZES.

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NUTRIENT TIMING: REFEIÇÃO PÓS-TREINO

Durante muitos anos esta refeição foi vista como a mais importante do dia, de formas que tornou-se extremamente popular consumir um shake de proteínas e carboidratos após o exercício no momento seguinte à última repetição e, até agora, muitas pessoas acreditam que os suplementos de proteína em pó devem ser consumidos exclusivamente neste horário, o que é um engano.

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INDÚSTRIA DAS ABELHAS

O mel é um “alimento” produzido por abelhas e para abelhas. Ele é fabricado por elas a partir da coleta do néctar das flores. As abelhas trabalham durante o verão, passam o tempo produzindo alimento para se abastecerem no inverno. Mas o mel que compramos no supermercado, é extraído através da apicultura e não é produzido de forma natural. Q

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O PODER DA CAFEÍNA

A cafeína é uma substância pertencente ao grupo das metilxantinas, que são compostos com alto poder de estimulação do sistema nervoso central (SNC), e pode ser encontrada numa vasta gama de alimentos e produtos como chás, chocolates, bebidas energéticas e suplementos alimentares.

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O QUE É CARNISMO E COMO ELE NOS AFETA

Veganismo, vegetarianismo e até especismo são alguns termos e conceitos já disseminados comumente nos dias de hoje, mas o carnismo trata sobre um assunto igualmente relevante e menos conhecido dentro desse universo que busca o fim da exploração animal.

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NUTRIENT TIMING: REFEIÇÃO PRÉ-TREINO

Muitas pessoas dedicam grande atenção à sua refeição pré-treino, enquanto negligenciam as demais refeições do dia, o que é um erro. Ocorre que a energia utilizada para o treinamento é, em sua maior parte, oriunda das nossas reservas de carboidratos nos músculos (glicogênio muscular), que começam a ser repostas logo após a última sessão de treinamento.

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É CARO SER VEGANO?

Falamos com propriedade: todo mundo que segue uma alimentação vegana, já ouviu essa pergunta - que normalmente vem em tom de afirmação. Ou, ainda pior, já escutou como argumento que "não vou parar de comer carne, porque ser vegano é caro". Quem afirma essa frase, com certeza baseia suas opiniões em julgamentos sem fundamentos e podemos provar.

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ENCICLOPÉDIA DE ALIMENTOS: COGUMELOS

Os cogumelos estão presentes na cultura popular em diferentes referências literárias, como em “Alice no País das Maravilhas”, bem como em um dos games mais famosos da história, o Super Mario Bros, da Nintendo, e figuram o imaginário popular em razão dos efeitos alucinógenos provocados por algumas de suas espécies. Eles podem, entretanto, ser incluídos na alimentação, contanto que não pertençam a nenhuma espécie tóxica. O que nós ingerimos como alimento é, em verdade, seu corpo frutífero, e enquanto alimentos vamos considerá-los como integrantes do grupo dos legumes.

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VOCÊ É O QUE VOCÊ COME? RELAÇÃO OVO-CÂNCER

O corpo humano é composto por trilhões de microorganismos comensais simbióticos em todas as suas superfícies e dentro do intestino. Existem mais células bacterianas no intestino do que células humanas em todo o corpo. Na verdade, apenas 10% do DNA do corpo humano é “humano”. O restante está no microbioma, que são os micro-organismos com os quais compartilhamos o que é chamado de “nosso corpo”.

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VOCÊ JÁ AJUDOU ALGUÉM A VIRAR VEGETARIANO E/OU VEGANO?

Quando paramos de comer carne, parece que o mundo para e que tudo muda. Quando entendemos todo mal que tem por trás da indústria, toda violência causada nos animais e no planeta, não conseguimos acreditar que ainda existam pessoas comendo carne. E o nosso discurso passa a ser um pouco mais desconectado com o nosso propósito maior.

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MOTHER RESPONDE: QUANTA PROTEÍNA PRECISO COMER POR DIA?

Depois de falarmos sobre a qualidade da proteína isolada de ervilha muitas pessoas nos questionaram sobre quanta proteína seria necessário ingerir por dia, um questionamento que é, de fato, muito relevante. A ciência vem tentando responder esta pergunta faz tempo e são inúmeros os estudos a esse respeito, mas, a verdade é que não temos absoluta certeza sobre isso, apesar de já termos, certamente, grandes pistas.

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PRODUTOS PRA VOCÊ CONSIDERAR TIRAR DA ROTINA

A gente já falou de alguns produtinhos que fazem parte da rotina de tanta gente que não faz ideia do impacto que esses itens tão simples e usuais podem gerar no meio ambiente, mas a lista é longa então se prepara que aqui vamos te passar mais algumas dicas de produtos que devem ser evitados ou substituídos sempre que possível.

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FILIPE TESTONI: MOTHERFUC**** GUARDIAN

O desejo de ser mais rápido e mais forte e a necessidade de ser mais agressivo fizeram parte da minha vida por muitos anos. Enquanto comandante e atleta militar, considerava, inconscientemente, importante representar o estereótipo dos heróis de ação hollywoodianos para exercer minha liderança. É evidente que o consumo de carne e a despreocupação com o bem estar animal faziam parte disso. Não que eu não gostasse de bichos, tratava meus cães como verdadeiros filhos, mas, no fim das contas, eles estavam abaixo de nós na cadeia alimentar e a lei da selva é clara: os mais fortes sobrevivem.

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CONSUMIR MAIS PROTEÍNA VEGETAL PODE TE DAR UMA VIDA MAIS LONGA

Doenças cardiovasculares e o câncer são as duas principais causas de morte no mundo, sendo a dieta um importante instrumento para a prevenção. Em uma metanálise publicada recentemente no The British Medical Journal, pesquisadores da Universidade de Harvard e da Universidade de Ciências Médicas de Teerã avaliaram 32 estudos, com 715.128 participantes, onde o objetivo foi esclarecer a associação entre a ingestão de proteínas animais e vegetais e a mortalidade por câncer, doenças cardiovasculares e todas as causas.

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NUVEM DE GAFANHOTOS, AGROTÓXICOS E AQUECIMENTO GLOBAL

Há cerca de dois meses, mais uma notícia vem apavorando os brasileiros: a possível chegada de uma nuvem de gafanhotos. E não é pequena: a estimativa do Senasa é de que havia em torno de 40 milhões desses insetos inicialmente. Desde lá, a rota mudou muitas vezes e ainda não sabemos ao certo o que pode acontecer nos próximos dias. 

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MOTHER SCIENCE: PROTEÍNA DE ERVILHA VS. WHEY PROTEIN

Continuando a falar de ciência, gostaria de comentar hoje os resultados de um estudo publicado em 2015 pelo Jornal of the international Society of Sports Nutrition (JISSN), que comparou os efeitos da suplementação da proteína isolada de ervilha versus whey protein e versus um grupo placebo sobre a espessura do bíceps e sobre a força muscular após 12 meses de treinamento com pesos.

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“MAS NEM PEIXE?"

Você já escutou essa frase depois de parar de comer carne, né? É curioso como as pessoas não tem a imagem dos animais aquáticos como animais que sentem dor e que também são muito explorados. Ouso falar que é a indústria mais mortal do mundo. Se fala muito sobre porcos, bois e frangos. Inclusive ativistas veganos falam muito menos sobre peixes do que os outros animais. Vamos mudar isso? 

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NECESSIDADES ESPECIAIS DO ATLETA VEGETARIANO

Daremos início hoje a uma nova categoria de posts aqui no blog em que irei, mensalmente, comentar sobre estudos científicos relacionados ao vegetarianismo e, como não poderia deixar de ser, começaremos falando sobre as necessidades especiais do atleta vegetariano. O que a ciência tem a dizer sobre isso?

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PRODUTOS QUE VOCÊ PODE - E DEVE - EVITAR

Não é novidade nenhuma que assuntos relacionados ao meio ambiente como desmatamento, emissão de gases, poluição dos oceanos e tudo que desencadeia mudanças climáticas tem ganhado evidência nos últimos tempos, e é maravilhoso ter cada vez mais disponibilidade de informações que nos fazem refletir sobre esses assuntos, mas pensar nisso como algo amplo e distante, nos faz esquecer da auto responsabilidade nas pequenas ações que impactam - e muito - nisso tudo.

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PRECISO COMER A CADA 3 HORAS?

Como de costume na Nutrição, depende! Existem situações em que comer a cada 3h pode ser interessante, como é o caso de pessoas diabéticas, que sofrem de refluxo ou gastrite ou que fizeram cirurgia bariátrica, por uma série de razões que envolvem: um maior controle dos níveis de açúcar no sangue, a redução da pressão intragástrica e a própria incapacidade de ingerir grandes volumes de comida em função do pequeno tamanho do estômago.

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SEU LIXO AUMENTOU NA PANDEMIA? APRENDA A DESCARTAR CORRETAMENTE

A gente sabe, nós já conversamos sobre isto. Na pandemia, estamos ficando mais tempo em casa, e a consequência é percebermos mais o nosso lixo. Não é que estejamos produzindo em maior quantidade, porém, agora, ele está todo centralizado em nossa casa - logo, o enxergamos mais.

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ENTENDENDO OS FATORES ANTINUTRICIONAIS

Fatores antinutricionais, também conhecidos como antinutrientes, um termo que não gosto muito de usar pela conotação negativa que carregam, são substâncias encontradas em determinados vegetais que podem interferir na absorção de nutrientes, causar gases e ser potencialmente tóxicas ao organismo.

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COMO UMA DIETA WFPB AFETA A SAÚDE DA PELE

Se você busca uma pele mais saudável, bem cuidada e com um brilho natural que deixa a aparência muito mais bonita, saiba que consumir alimentos de origem vegetal é vital. Quando se fala em rotina de cuidados com a pele, o que você coloca no prato tem mais impacto na saúde dela do que os tratamentos estéticos. Existem vários estudos que vinculam a pele aos hábitos alimentares e que identificaram certos padrões alimentares, tipos de alimentos, nutrientes e compostos que estão associados a uma pele mais jovem.

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FERRO DE PLANTAS

Quando falamos a respeito das necessidades especiais de uma alimentação a base de plantas certamente o ferro é um dos primeiros nutrientes a serem mencionados entre aqueles que merecem maior atenção, tamanha é a relação que as pessoas normalmente fazem entre este mineral e a carne.

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VEGETARIANOS TÊM UM IMC MAIS BAIXO

Um artigo recém publicado no Journal Nutrients, analisou registros de dietas alimentares e compararam a ingestão de produtos derivados de animais com marcadores de saúde. O objetivo do estudo foi avaliar se a restrição e/ou redução do consumo de alimentos de origem animal (carne vermelha, carne processada, frango, peixes, ovos, leite e derivados) tem relação com um menor peso e sintomas depressivos mais elevados.

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O ESTEREÓTIPO DO VEGANO

Eu sei, por mais que a gente sempre busque criar a nossa própria verdade, aderir a qualquer movimento nos torna suscetíveis a alguns padrões que isso pode ou não englobar. Seja com política, religião ou uma ideologia que fuja minimamente do normatizado, ainda vão existir caixas pra colocar pessoas muito distintas com alguns pensamentos em comum - e no veganismo, claro que não é diferente.

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COMO TORNAR SEU ESTILO DE VIDA MAIS SUSTENTÁVEL

Antes de começar o isolamento social, ao sair de casa, tínhamos uma rotina de itens para colocar na bolsa ou mochila: ecobag, canudo inox e eco copo. Sabíamos que assim estávamos cumprindo boa parte da lista para se tornar um eco friendly. Acontece que, ao ver nossa rotina virando de cabeça para baixo e as saídas de casa resumindo-se basicamente a ir ao mercado, nossos itens ecológicos caíram no desuso. E agora? Como ser mais ecológico dentro de casa?

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POR QUE PARAR?

Se você ainda não se questionou sobre o próprio consumo de carne, pode se perguntar o que leva alguém a fazer isso. É claro que sempre existiram pessoas esquisitas e de hábitos estranhos, mas o estereótipo de desnutrido e fraco parece não fazer mais sentido quando vemos que cascas grossas como Mike Tyson e Nate Diaz também não comem carne, e deve haver uma razão pra isto.

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ACS ORIENTA O MAIOR CONSUMO DE PLANTAS, MENOR CONSUMO DE CARNE

Foi publicado, no primeiro semestre de 2020, nos Estados Unidos, pela American Cancer Society (ACS) a nova diretriz de dieta e atividade física na prevenção do câncer, que recomenda padrões alimentares em um contexto comunitário. Tais diretrizes foram desenvolvidas por um painel nacional de especialistas em pesquisa, prevenção, epidemiologia, saúde pública e políticas de câncer e reflete as evidências científicas mais atuais relacionadas aos padrões alimentares e de atividade física e risco de câncer.

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INSTAGRAM PODE MOTIVAR PRÁTICA DE ESPORTES

Normalmente, é fácil nos me motivar a fazer exercício. Mas há também os dias em que o nosso sofá parece muito mais confortável do que o banco de musculação da academia. Nesses dias, por hábito, pegamos nossos celulares e abrimos o Instagram para nos distrair e ganhar um pouco mais de tempo. Vamos mais tarde, dizemos a nós mesmos. Provavelmente.

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SUBSTITUIÇÕES FÁCEIS PRA ABOLIR OS DERIVADOS DA SUA COZINHA

Uma das coisas que mais achamos legal na trajetória pro veganismo é se aventurar na cozinha. Nós descobrimos novos sabores, novas formas de preparar alimentos e pratos que nunca comeríamos antes se não fosse essa oportunidade. E sério, quem já passou por isso sabe: é muuuito satisfatório testar pratos totalmente veganos e eles darem certo!

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VEGETARIANISMO: DE HOMEM PARA HOMEM

Se você é homem, vegetariano ou não, te convido à leitura deste texto e a uma reflexão. Se for mulher, poderá ler e encaminhar para alguém que possa se interessar ou beneficiar com ele.

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DISTANCIAMENTO SOCIAL: COMO PERMANECER UM OUVINTE EMPÁTICO

O COVID-19 revelou muitas coisas sobre o nosso mundo, incluindo as vulnerabilidades inerentes às nossas instituições econômicas, de saúde e educacionais. A pandemia e as ordens de distanciamento social também revelaram vulnerabilidades em nossos relacionamentos com os outros.

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LEITE E SAÚDE

O consumo de leite de vaca é cultural e, ainda, recomendado por diversas diretrizes alimentares no mundo, por ter uma combinação complexa de macronutrientes, micronutrientes e fatores promotores de crescimento que podem contribuir para a nutrição humana. No entanto, todos esses nutrientes podem ser obtidos de outras fontes, inclusive através de alimentos de origem vegetal, como acontece em muitas sociedades tradicionais com consumos historicamente baixos de leite e seus derivados. Baseado nisso, nos últimos anos, novos estudos têm surgido e questionado se esses alimentos oferecem todos os benefícios que são alegados.

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PARCERIA MOTHER ® + IDESAM

Chegamos ao Dia Mundial do Meio Ambiente com certa inquietação. Entendemos que, além de assumir uma postura de responsabilidade socioambiental, cabe à nós empresa investir em conservação do meio ambiente. É preciso agir e agir agora, para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as futuras gerações. Neste ano, a MOTHER ® se juntou ao Idesam na luta pela conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia. 

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DIETAS VEGANAS MELHORAM A RESISTÊNCIA E A FORÇA MUSCULAR

Um estudo recente publicado no European Journal of Clinical Nutrition vem reforçar ainda mais o que sempre falamos sobre os benefícios de uma alimentação 100% à base de plantas para atletas e praticantes de diversas modalidades esportivas.

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5 RAZÕES PELAS QUAIS A BIODIVERSIDADE É IMPORTANTE - PARA A SAÚDE HUMANA, A ECONOMIA E O SEU BEM-ESTAR

A biodiversidade é extremamente importante - para sua saúde, sua segurança e, provavelmente, para o seu negócio ou modo de vida. Em comemoração a Semana Nacional do Meio Ambiente, detalhamos as cinco maneiras pelas quais a biodiversidade apoia as nossas economias e melhora o nosso bem-estar - e tem potencial para fazer ainda mais.

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DESMATAMENTO NA FLORESTA TROPICAL MAIS QUE DOBROU SOB COBERTURA DE CORONAVÍRUS

À medida que o vírus COVID-19 se espalhava pelo mundo, o desmatamento nas florestas tropicais do mundo aumentou a um ritmo alarmante, afirmou o braço alemão do World Wildlife Fund (WWF) num estudo publicado quinta-feira, dia 21 de Maio. O estudo, que analisou dados de satélite de 18 países compilados pela Universidade de Maryland, concluiu que o desmatamento aumentou 150% em março deste ano, em comparação com a média de 2017-2019 para o mesmo mês.

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POR QUE VEGANOS QUEREM COMIDAS QUE PARECEM CARNE

Por que veganos não iriam querer? Talvez seria a pergunta mais adequada. Imagina uma vida inteira se alimentando de algo que depois de reflexões você passa a entender com outro olhar. Não querer mais compactuar com a ideia de se alimentar de animais não significa que não se gosta mais do sabor. Afinal, esse tema vai muito além de ideologia, porque ele é cultural. A maioria das pessoas adeptas ao vegetarianismo não nasceu assim, e sim transformou seu olhar sobre o assunto, e por isso desenvolveu memórias afetivas das mais diversas com sabores e texturas muitas vezes experimentadas somente através de alguns alimentos.

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VEGANHACKS: TRUQUES QUE VÃO FACILITAR O DIA A DIA VEGANO

Depois que você virou vegano, já deve ter falado: “Mentira que eu não sabia disso, descobri o mundo!”, né? Acabamos descobrindo outros alimentos, várias formas de preparo de um mesmo e muuuuitas dicas de cozinha que salvam a vida na hora de cozinhar.E como estamos sempre procurando tornar a vida mais fácil e sem desperdício, separamos pra vocês alguns truques para deixar seu dia a dia vegano ainda mais prático!

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A IMPORTÂNCIA DAS PEQUENAS CONQUISTAS NA MUDANÇAS DE HÁBITO

Nunca se falou tanto sobre sustentabilidade, impacto ambiental e a relação disso tudo com o consumo de animais e derivados. Nunca se quis (e se tentou) tanto ser vegano. Muitos tentam, alguns conseguem e fica nessa eterna corrida do “tudo ou nada”. E ao mesmo tempo em que “ninguém é obrigado a nada”, todo mundo tá exposto ao constante julgamento externo, e pior ainda, ao interno.

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HORTINHA CASEIRA: VEGETAIS FÁCEIS DE CULTIVAR EM CASA

Cultivar uma hortinha em casa tem tudo a ver com saúde e bem estar, e em tempos de quarentena, pode se tornar uma atividade ainda mais libertadora. Infelizmente muita gente deixa de investir no seu cultivo próprio por uma questão bem simples, o espaço - ou melhor, a falta dele.Sabemos que não é todo mundo que vive numa casa com pátio, terra fértil e tantos outros aspectos favoráveis ao plantio, e justamente por isso estamos aqui pra você não desmotivar e nem desistir de criar um cantinho lindo e repleto de saúde mesmo que num apartamento de dois cômodos!

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PROTEÇÃO E SUSTENTABILIDADE: COMO CONFECCIONAR MÁSCARAS CASEIRAS

Quase dois meses passados, algumas percepções mudaram. A máscara, antes vista como algo desnecessário e que não nos ajudaria em nada na proteção, agora é sinônimo de prevenção. Inclusive, alguns governos estão botando como uso obrigatório para poder realizar algumas atividades cotidianas, como andar de ônibus ou metrô. Um item que nunca tivemos, em dias se torna algo essencial. Dentro de algumas opções disponíveis, podemos ficar um pouco perdidos, então viemos te ajudar. 

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CURSOS ONLINE GRATUITOS PARA DAR UM DESCANSO PARA A NETFLIX

Mais de um mês riscado no calendário, receitas que deram certo e que deram errado, muitas séries maratonadas e tentativas de yoga, muay thai e zumba. Ok, não existe mais tanto pra se inventar no isolamento social. Pra quem já desistiu de assistir Friends pela quarta vez, nós separamos alguns cursos online gratuitos, super interessantes e que saem do tradicional pra quem tiver tempo e vontade.

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A IMPORTÂNCIA DE COMPRAR DO COMÉRCIO LOCAL

Com o isolamento social, muitos lugares são obrigados ou indicados a fecharem temporariamente. Acontece que, com os custos fixos e sem entrada de dinheiro, a tendência são muitas empresas, infelizmente, não sobreviverem a essa crise. E é óbvio: com isso, quem mais sofre são os profissionais autônomos e as pequenas empresas. Apesar de todos os momentos difíceis e de incertezas que estamos tendo que enfrentar, um movimento de acolhimento e muito empático vem surgindo: uma corrente de influência para se comprar de comércios locais. 

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