BILL GATES: É PRECISO DEIXAR DE COMER CARNE PARA EVITAR COLAPSO CLIMÁTICO

Em entrevista ao site MIT Technology Review, Bill Gates disse que o mundo deve parar de comer carne animal se quisermos barrar o aquecimento global e impedir um colapso climático. Para ele, precisamos fazer a transição da carne animal para a carne vegetal, como forma de salvar o planeta. 

Imagem: Glamurama

 

Mas não é a primeira vez que Gates faz esses comentários e mostra acreditar na alimentação vegana. Bill, junto com sua esposa, criou a Fundação Bill & Melinda Gates, que tem como objetivo apoiar projetos para aumentar o acesso à nutrição, educação, saúde e tecnologia em todo o mundo. A partir dessa inauguração e estudos, ele começou a chegar mais perto do veganismo. 

 

Leia também: MOTHER RESPONDE: QUANTA PROTEÍNA PRECISO COMER POR DIA?

 

Ele se tornou investidor da Beyond Meat, a maior empresa que produz carnes vegetais do mundo. Bill também investiu na Impossible Food, que foca na tecnologia de alimentos, oferecendo uma solução mais sustentável, com carnes vegetais que remetem ao gosto, textura e cheiro da carne convencional. Além disso, Gates investiu na startup Motif Ingredients, que identifica vitaminas e proteínas encontradas no leite ou na carne, para tornar alimentos veganos tão parecidos com os de derivados de animais e carne animal. 

Uma certeza temos: o futuro vai ser mais vegano que carnívoro. Mas a mudança não se dará do jeito que costumamos pensar, a partir da conscientização da grande parte da população e da empatia com os animais. Ela se dará ao verem mais carnes vegetais nas prateleiras do supermercado do que carnes animal.

Em contramão do que a maior parte dos veganos acredita e gostaria, a alimentação no futuro não vai ser só investida nos produtores locais e no arroz, feijão e salada. Daqui poucos anos, vai haver uma explosão de carnes vegetais, de grandes e pequenas empresas. Os grandes empresários, querem aumentar o próprio capital, pensando que a demanda do veganismo vem aumentando cada vez mais e as pessoas estão falando sobre isso. 

Isso tudo vem acontecendo, porque as tendências mundiais são focadas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que a ONU traz com a Agenda 2030. Um dos objetivos é garantir a sustentabilidade ambiental, com ações contra as mudanças climáticas, consumo e produções responsáveis, agricultura sustentável e por aí vai… 

Imagem: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

 

O mundo é capitalista e as grandes marcas vão ter que mudar seus produtos e modelo de criação dos alimentos. Seria viver em um mundo utópico, achar que viveríamos apenas dos pequenos produtores e das feiras agroecológicas. A tecnologia vem crescendo exponencialmente, sendo capaz de recriar todos os alimentos comuns do mercado, de forma mais sustentável e sem sofrimento animal. Nós vamos continuar indo à feira, comprar do pequeno produtor. Mas pra quem vai direto ao supermercado, também vai poder aderir à alimentação sem crueldade. 

Há muitos pensamentos diferentes, entre as pessoas, no universo vegano. Mas uma coisa todos concordam: o mundo precisa se aproximar cada vez mais do veganismo e isso é urgente. E a luta é diária, de passinho em passinho. 

 

Texto escrito pelas meninas do Vegalizai