Dezembro chegou e com ele o planejamento para a viagem de final de ano!!! Em viagens, o foco sempre é conhecer a cultura local, sair da rotina, curtir novas experiências e aproveitar muito!! Mas também é um momento que queremos nos sentir bem com nosso corpo, ter bastante energia e disposição e para isso é importante fazer escolhas inteligentes e manter o mínimo de organização.
Leia também: DOSSIÊ: A VERDADE SOBRE A VITAMINA B12
Separei para vocês algumas dicas importantes que costumo usar nas minhas trips:
DICA 1
Sempre monto um kit SOS, nele eu coloco opções não perecíveis que podemos levar na mala e carregar para todos os passeios da viagem.
Exemplos:
Sachês de proteína
Barrinha de proteína, de frutas e/ou cereais
Snack assado de grão de bico, soja, edamame, ervilha, algas, entre outros
Frutas secas: damasco, ameixa, passas, bananada e tâmaras
Mix de nuts: castanhas, amêndoas, avelã e amendoim
Lascas de coco
Chips de legumes: batata doce, mandioca, baroa, cenoura e abobrinha (podemos fazer em casa ou comprar de marcas já prontas)
Pasta de amendoim (opções em bisnagas facilitam muito)
Bolacha de arroz (coringa para qualquer momento)
Chocolates
Biscoitinhos veganos
DICA 2
O que escolher em praias: milho cozido, água de coco, sucos, açaí, sacole da fruta, amendoim torrado e sanduíche natural (as vezes damos sorte de ter com pastinha de grão de bico ou soja).
DICA 3
O que escolher em hotéis: Pão integral com pasta de amendoim (que levamos) + banana, tapioca com geleia (a maioria dos hotéis possuem essa opção).
Picar frutas e cobrir com granola, aveia, semente de girassol, chia e linhaça - essas fontes de fibras vão fornecer saciedade e auxiliar no funcionamento intestinal.
Alguns hotéis também possuem cuscuz de milho, aipim, batata doce e banana da terra que podem ser boas fontes de carboidratos.
Eu sempre pego algumas frutas para o próximo lanche, geralmente maçã e banana disponíveis no café da manhã.
Outra dica é ligar antes para perguntar o que o hotel/pousada oferece e comentar que segue uma dieta vegetariana/vegana, as vezes conseguimos descolar algumas opções.
DICA 4
O que comprar em casa alugada: Aí fica fácil, tendo uma casa com cozinha podemos ir até o mercado e fazer todas as nossas comprinhas.
Então abusar nas frutas, tofu, pasta de soja, homus, tahine, iogurte de coco e bebida vegetal para shakes. Leguminosas que cozinham mais rápido como: lentilha, grão de bico, feijão branco e fradinho. Macarrão integral e molho de tomate de preferência sem conservantes. Também escolher os legumes de preparo mais fácil, afinal amamos cozinhar, mas também queremos aproveitar a viagem fora da cozinha.
DICA 5
O que escolher em restaurantes: opções veganas como batata/ aipim frito, massas, risotos, pães e azeite sempre vão ter, não é mesmo?
Mas eu sempre tento escolher opções veganas e saudáveis como: salada de folhas, porção de legumes, arroz integral, batata cozida e algum feijão.
DICA 6
Percebo que em viagens meu consumo de proteína é menor, então quando sinto que não atingi o mínimo necessário, complemento com sachê de proteína. É um coringa no meu dia a dia.
Veja aqui os da MOTHER: SACHÊS DE PROTEÍNA
DICA 7
Beba água!!! Nosso intestino naturalmente já trava em viagens, ninguém quer sentir o incomodo da prisão de ventre, né?
DICA 8
Tire alguns dias para praticar exercício físico: corra na rua/praia/academia do hotel ou faça alguma tabata/funcional no quarto. Também podemos pular corda, nadar, surfar, praticar stand up paddle, jogar bola e procurar as trilhas da região.
Vale qualquer atividade para não ficar parado, manter a frequência de treino e claro, compensar os excessos das refeições livres, que sempre rolam!!
Boa viagem, aproveite com equilíbrio e sem neura!!!
Camille Dutra é Nutricionista especialista em Nutrição Esportiva Funcional.