A INDÚSTRIA DO LEITE

 

Muita gente acredita que o consumo de leite seja necessário e até mesmo benéfico diante da maneira que nossa sociedade foi consolidando hábitos de consumo. Mas a verdade é que, além de desnecessário, inflamatório e alergênico em muitos casos (com mais de 70% da população mundial com algum nível de intolerância à lactose, por exemplo), o leite é originário de uma indústria de exploração.

Leia também: A INDÚSTRIA DO OVO

Quando se pensa no consumo do leite, a primeira associação que temos é ao leite de vaca, o mais comercializado, mas outras diversas espécies acabam sendo usadas pra esses fins, tais como cabras, ovelhas, búfalas, lhamas e ainda outras. A produção de leite desses mamíferos, assim como na nossa espécie, é natural e direcionada unicamente para a alimentação de filhotes no início da vida. O leite é sim um alimento rico em nutrientes, mas o mesmo é apropriado - e deveria ser direcionado - unicamente para a espécie em questão e na fase de vida adequada.

Com a expansão da indústria do leite, a promoção desse produto como algo realmente necessário na alimentação diária e o uso dele como ingrediente chave na criação de tantos laticínios (queijos, iogurtes, chocolates e outros), a demanda por ele é absurdamente grande, e como consequência para atender tal demanda, a produção é massiva. E se a vaca só produz leite para seu bezerro, como maximizar essa produção? A vaca precisa ser engravidada para gerar leite - e para que isso aconteça de forma rápida, a indústria, na maioria das vezes, insemina artificialmente a vaca (já que a gestação dura aproximadamente nove meses). Assim que o filhote nasce, ele é separado da mãe, alimentado com o leite de descarte (que a indústria intitula como inapropriado para o consumo humano) ou até mesmo uma fórmula, e futuramente é aproveitado pela indústria. Sendo fêmea, em poucos meses será inseminada como a mãe e sendo macho possivelmente será comercializado como vitela.

Como se tudo isso não bastasse, se trata de uma indústria insustentável também para o meio ambiente: sendo dependente de muitos recursos naturais. É assustador descobrir tudo que está por trás de uma indústria tão disseminada pelo mundo todo - por isso a mudança de hábitos dentro de cada realidade precisa existir.

 

Texto escrito por Vegalizai