Hoje, dia 16 de outubro, se comemora o Dia Mundial da Alimentação. Esse dia foi criado para refletirmos a respeito do quadro atual da alimentação mundial. E indo um pouco além, podemos hoje em dia, refletir sobre o que colocamos no nosso prato, em questões de saúde e de luta animal.
De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), hoje no mundo, mais de 820 milhões de pessoas ainda passam fome. Esse número vem crescendo cada vez mais com a Covid-19, preocupando a OMS e a ONU. Em contraste, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 2,3 bilhões de pessoas no mundo estão com sobrepeso ou obesidade.
Imagem: Ecycle
A alimentação sem nutrientes adequados pode causar diversas doenças como hipertensão, problemas cardiovasculares, diabetes, câncer e osteoporose. A falta de uma alimentação em si, causa desnutrição até a morte. E essa é a realidade do mundo, por isso precisamos falar sobre alimentação, mesmo que dentro desse assunto existam muitas variáveis e realidades.
Os mais pobres, não têm acesso à escolha de um alimento, ele sendo nutritivo ou não. Eles se satisfazem com o pouco que recebem de instituições e pessoas que ajudam as comunidades e países subdesenvolvidos. E pra quem tem condições, o importante é gerar informação e insistir nela, para que outras possibilidades se abram pra quem só é apresentado ao fast-food.
Colocando na pauta o veganismo, podemos pensar em um Dia Mundial da Alimentação com amor no prato, com saúde e com vida. Uma alimentação saudável, é uma alimentação à base de frutas, legumes, vegetais, grãos e sem excesso de gorduras saturadas, açúcar e sal. E com esses alimentos simples e encontrados em muitos países, podemos tornar a alimentação do mundo mais saudável e descomplicada, levando informação e lutando pelo direito ao alimento de qualidade. Falando em informação, se tem muitos portais onde encontramos receitas e referências importantes quanto ao veganismo e suas possibilidades. Vamos de dicas boas?
Blog da Mother
Com conteúdos incríveis sobre saúde, nutrição, exercício, lifestyle e muito mais! Além do blog, no site tem váaaarias receitas pra ir testando e se apaixonando.
Site da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira)
Com ebooks gratuitos: Guia Alimentar para crianças e adolescentes, ebook com tudo o que você precisa saber sobre Nutrição Vegetariana e guia Alimentar de Dietas Vegetarianas para Adultos.
No Instagram
Contas que são super inspiração, com receitinhas e conteúdos muito especiais: @vegalizai (claro né, nós aqui!), @sapavegana, @aleluglio, @renatamorita, @paolastier, @veganoperiferico, @larissamaluf, @filipetestoni, @nutricamilledutra, @alana_rox, @veganapratica, @vegana.bacana e por aí vai!
No youtube
Canal da Mussinha, do Ricardo Laurino, do Fabio Chaves, da Larica Vegana, Tá na Mesa Veg e o Vegetarirango.
Nem todos têm acesso à informação, à internet e à comida simples, que deveria ser obrigação do governo de cada país oferecer. Mas com tantas realidades diferentes, inclusive no Brasil, com uma desigualdade sem tamanho, é necessário lutar através de políticas públicas e fomentar ações em todo o mundo no combate à erradicação da fome e inclusão da alimentação saudável pra todos. Alimentação é uma questão de saúde pública e tanto a obesidade quanto a fome, vem sendo questões de ainda mais atenção nas Organizações Mundiais. E o que podemos fazer por enquanto? Espalhar informação e ajudar como pudermos!
Texto escrito por Vegalizai