26% DO PANTANAL QUEIMADOS O QUE VOCÊ PODE FAZER SOBRE ISSO

Imagem: Gazeta do Povo

A área queimada já atingiu os 26% do Pantanal, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Só em setembro, foram 14%. Isso atinge quase 33 mil km², o que equivale à soma do território do Distrito Federal e de Alagoas.

Já falamos aqui sobre a relação das queimadas com o nosso consumo. Por isso, é importante lembrar que as queimadas acontecem anualmente, principalmente para desmatar de forma mais rápida e barata e perpetuar a monocultura da soja - e essa é cultivada em aproximadamente 80% dos casos com a finalidade de se tornar ração para animais que posteriormente serão abatidos e vendidos como carne. O que aconteceu esse ano é que as queimadas tomaram proporções gigantescas: é a maior devastação anual do território causada pelo fogo desde o início das medições, em 2002, pelo governo federal. Só para ter uma noção maior, no mesmo período do ano passado, a devastação causada pelo fogo chegava a 12.948 km². A devastação observada apenas nos primeiros nove meses deste ano já superam todo o ano de 2019, que teve 20.835 km² atingidos.

 

Leia também: DICAS PARA TRANSIÇÃO ALIMENTAR

 

É importante saber também que não é apenas uma chama que está tomando conta de tudo, mas sim vários focos diferentes. O monitoramento do governo federal aponta que em setembro foram 14.264 focos de calor detectados, mais de 120% maior que o mesmo mês no ano passado. De janeiro a setembro de 2020, o bioma teve 32.910 focos de queimadas. No mesmo período no ano passado, foram 6.476 focos de queimadas.

Além de ver o nosso bioma incrível e único literalmente em chamas, tem vários outros fatores que também fazem as queimadas mais sérias: 

 

OS ANIMAIS

Lá tem uma galera: tem onça, jacaré, papagaio, capivara… E é triste demais ver os animais morrendo carbonizados sem ter para onde fugir.

Imagem: Página 12

OS ÍNDIOS
Os incêndios chegaram em reservas indígenas. A Funai já teve que retirar às pressas um grupo de 45 indígenas na reserva Tereza Cristina, localizada em Santo Antônio do Leverger (MT).

O CLIMA
O clima que está claramente sendo afetado pelas queimadas - o Brasil todo registrou aumento de temperatura significativo nas últimas semanas. 

O AQUECIMENTO GLOBAL
Muitos biomas são importantes reservas de carbono, que ao queimar é emitido diretamente para a atmosfera, gerando um ciclo que contribui com as mudanças climáticas. 

 

Agora que recapitulamos parte dos impactos gerados pelas queimadas, vamos refletir: o que VOCÊ pode fazer por isso? Como falamos antes, o principal motivo das queimadas é o desmatamento para a agropecuária. Ou seja, é preciso repensar (urgente!) o seu consumo de carne: enquanto o gado for lucrativo, a monocultura da soja vai continuar crescendo (inclusive, em 2020 o país registrou sua maior e mais lucrativa safra de soja da história) e as queimadas continuarão. É muito importante termos nossa alimentação alinhada a o que queremos para o mundo - tudo está conectado. 

 

Texto escrito por Vegalizai

 

Voltar para o blog