É CARO SER VEGANO?

Falamos com propriedade: todo mundo que segue uma alimentação vegana, já ouviu essa pergunta - que normalmente vem em tom de afirmação. Ou, ainda pior, já escutou como argumento que "não vou parar de comer carne, porque ser vegano é caro". Quem afirma essa frase, com certeza baseia suas opiniões em julgamentos sem fundamentos e podemos provar.

 

Leia também: VOCÊ JÁ AJUDOU ALGUÉM A VIRAR VEGETARIANO E/OU VEGANO?

 

Ok, concordamos que existem vários produtos veganos que são caros - mas assim como, da mesma forma, existem produtos com laticínios ou carnes que também são. Nesses casos, estamos falando de alimentos industrializados, mas que não precisam fazer parte da rotina de ninguém. Fato é que sim, o veganismo pode ser caro, mas sim, ele também pode ser mais acessível do que a alimentação “padrão” da maior parte da população que consome carne, leite, ovos e outros derivados de origem animal. Se formos analisar a base das alimentações, percebemos que ser vegano é, inclusive, mais barato. Como assim? 

Não é preciso pesquisar muito para perceber que o preço do quilo da maioria das frutas e dos vegetais, é muito menor do que o quilo da carne. Carnes e queijos encarecem muito qualquer ida ao mercado, enquanto na alimentação plant-based temos como base proteica alimentos como o feijão e a soja, que são extremamente baratos. Além disso, consumimos basicamente: arroz, massa, vegetais, frutas, amendoim… e por aí vai. Na realidade, carne costuma ser muito mais caro do que produtos vegetais. Então te aconselho: se quer economizar, opta pela alimentação vegana. 

 

Imagem: https://www.evidenciador.com.br/

 

Agora, é claro que ao partir para os industrializados a alimentação pode mesmo ficar mais cara - e isso se deve ao fato da demanda por produtos vegetarianos ainda ser muito menor do que a demanda por produtos de origem animal, produzidos em larga escala por grandes empresas. É lógico: quanto mais se produz, mais barato consegue se cobrar. Mas isso é assunto para outro texto.

O ponto que queremos chegar é que é maravilhoso termos milhares de produtos veganos surgindo no mercado. Eles facilitam muito a nossa rotina e agregam em sabor e experiência! Apenas precisamos lembrar que eles não são a base da nossa alimentação - e lembrar, principalmente, quem faz questão de afirmar que é caro ser vegano.

 

Texto escrito por Vegalizai

 

Voltar para o blog