FILIPE TESTONI: MOTHERFUC**** GUARDIAN

O desejo de ser mais rápido e mais forte e a necessidade de ser mais agressivo fizeram parte da minha vida por muitos anos. Enquanto comandante e atleta militar, considerava, inconscientemente, importante representar o estereótipo dos heróis de ação hollywoodianos para exercer minha liderança. É evidente que o consumo de carne e a despreocupação com o bem estar animal faziam parte disso. Não que eu não gostasse de bichos, tratava meus cães como verdadeiros filhos, mas, no fim das contas, eles estavam abaixo de nós na cadeia alimentar e a lei da selva é clara: os mais fortes sobrevivem. Tenho certeza que essa ambição não foi exclusividade minha, afinal esta é a cultura que foi imposta aos jovens da minha e de outras gerações.

 

Leia também: MOTHER SCIENCE: PROTEÍNA DE ERVILHA VS. WHEY PROTEIN

 

Felizmente, em algum momento da minha jornada, despertei para a injustiça que vinha cometendo. Não pude mais conviver com a ideia de que outros seres precisassem sofrer para me servir como alimento ou qualquer outro recurso. Se tornou impossível ignorar o especismo que vinha praticando ao diferenciar os animais que elegemos como pets daqueles que são privados da sua liberdade e do direito de cuidar de seus filhotes. De repente, é como se tivesse tirado a venda que me impedia de enxergar que somos filhos da mesma mãe – uma mãe que precisa de cuidados.

Abortada a missão, me livrei do equipamento desnecessário e mudei a rota. Me tornei nutricionista e decidi testar o poder das plantas em mim mesmo. Virei pesquisador e cobaia ao mesmo tempo. Descobri que posso ser mais rápido e ainda mais forte do que antes me alimentando somente de vegetais. Mas, mais importante do que isso, descobri que era preciso desacelerar. Que ser mais forte só faz sentido se for para proteger os mais fracos, e que a liderança não é uma imagem que se constrói, mas uma força que emerge do exemplo.  

É hora de mudar, e essa mudança sim exige agressividade e coragem para se levantar contra uma cultura estabelecida. Nós somos os motherf*****s que vamos assumir a responsabilidade por cuidar dos animais e das nossas duas mais importantes casas: o nosso corpo e o planeta. Nós somos os Mother Guardians. Junte-se a nós.

 

Sobre o autor: Filipe Testoni é nutricionista, especialista em Nutrição Vegetariana, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, ex-atleta de corrida e pentatlo militar e 2x campeão de fisiculturismo pela IFBB/SC.

 

Voltar para o blog