POR QUE A PANDEMIA É MAIS UM MOTIVO PARA PARAR DE CONSUMIR CARNE?

Sabemos que algumas doenças contagiosas tiveram o início em animais. Umas tem um contágio muito maior - podendo se tornar uma pandemia - e outras se consegue controlar mais fácil, como é o caso da Teníase (infecção causada nos humanos através do consumo de carne suína mal cozida, que contenham ovos do parasita). E nos perguntamos: Tá, mas e como chegou nos humanos? 

 

Leia também: O ESTEREÓTIPO DO VEGANO

 

Pode parecer uma pergunta fácil de ser respondida por quem prestou atenção nas aulas de biologia, mas dificilmente conseguimos fazer a associação com a importância do veganismo. Vamos te explicar melhor!

Os vírus costumam infectar os animais e quando mais de um vírus contamina esse bichinho, os genes dos vírus se misturam e rola a “recombinação”. A mistura desses genes que provocam a gripe suína, a aviária e a humana. 

Sim, os humanos se contaminam através do contato com esses animais que estão com o vírus. Os primeiros contaminados por animais de criação, provavelmente são as pessoas que trabalham em fazendas e agropecuárias. O contágio por animais silvestres, pode vir do contato com as fezes e urina deles. A Fiocruz (Fundação de pesquisa e saúde) afirma que pesquisadores chineses identificaram que o novo coronavírus é originário de morcegos. Ainda não se sabe a causa real da transmissão desse vírus na China, mas podemos pensar que alguém pode ter passado a mão em um lugar que tinha a urina do morcego contaminado ou até que de acordo com a cultura deles, alguém possa ter comido esse morcego com o vírus. E a partir disso, começa a contaminação maior, que é a de humanos para humanos.

 

Imagem: PLLWARE

 

Um estudo recente da Universidade de Cambridge, afirma que as interações humanas com animais selvagens e de criação devem mudar drasticamente para reduzir o risco de outra pandemia mortal. Especialistas apostam que possíveis maneiras de surgir outra pandemia humana, pode ser através da agricultura; transporte, comércio e consumo de animais silvestres; comércio internacional ou de longa distância de gado; comércio internacional de animais exóticos para animais de estimação; aumento da invasão humana nos habitats da vida selvagem; resistência antimicrobiana - especialmente em relação à agricultura intensiva e poluição; e bioterrorismo.

 

Após, citam algumas maneiras de reduzir o risco de outra pandemia, são elas:

  • Leis para impedir a mistura de diferentes animais selvagens ou a mistura de animais selvagens e domésticos durante o transporte e nos mercados;
  • Aumentar a mudança para alimentos à base de plantas para reduzir o consumo e a demanda por produtos de origem animal;
  • Protocolos de segurança para espeleologia em áreas com alta densidade de morcegos, como o uso de macacão impermeável e máscaras;
  • Melhorar a saúde animal nas fazendas, limitando as densidades de estocagem e garantindo altos padrões de atendimento veterinário.

 

Vocês conseguem perceber onde o veganismo entra e a importância de refletir mais sobre todo esse processo? Será que consumindo produtos animais, não estamos potencializando ainda mais a possibilidade de esses vírus terem contato com humanos, na indústria e etc? As leis realmente funcionam ou animais continuam sendo explorados ilegalmente, traficados e alguns silvestres até entrando em extinção? 

O que tu percebe como condição “humanizada” para esses animais? Imaginamos que eles se alimentam bem, ficam em espaços limpos, com segurança... mas sabemos que muitos lugares com criação intensiva, deixam esses animais em ambientes fechados e sem muito espaço para andar, podendo aumentar a propagação desse vírus entre eles. 

Precisamos perceber que os vírus causadores de epidemias e pandemias, vem de animais que são consumidos e explorados em diversas culturas e países, como o morcego, que é muito comercializado na China. Outras épocas de surtos, começaram em outros países e com outros animais. A ideia de pensar que “se aqui não comemos morcego, então tá tudo certo”, é equivocada. Esse vírus começa em um espaço e contamina uma sociedade inteira. Isso tem total relação com a  empatia que tanto queremos para o mundo e para com os animais. 

Esse texto é mais um convite para que pensemos no nosso consumo e na nossa interação com os animais como um todo.  

 

Texto escrito por: Vegalizai

 

Referências: 

Qual a origem desse novo coronavírus? - Perguntas e respostas da Fundação Oswaldo Cruz

Human interactions with wild and farmed animals must change dramatically to reduce risk of another deadly pandemic

 

Voltar para o blog