SUBSTITUIÇÕES FÁCEIS PRA ABOLIR OS DERIVADOS DA SUA COZINHA

Uma das coisas que mais achamos legal na trajetória pro veganismo é se aventurar na cozinha. Nós descobrimos novos sabores, novas formas de preparar alimentos e pratos que nunca comeríamos antes se não fosse essa oportunidade. E sério, quem já passou por isso sabe: é muuuito satisfatório testar pratos totalmente veganos e eles darem certo! 

 

Leia também: VEGANHACKS: TRUQUES QUE VÃO FACILITAR O DIA A DIA VEGANO

 

Nessas aventuras na cozinha, vendo pratos sem nenhum derivado animal ficando tão bons quanto suas versões com ovos e leite, nos pegamos pensando o porquê as pessoas ainda optam pela versão não-vegana. Uma das nossas hipóteses é que é pela falta de informação - então estamos aqui pra ajudar nisso! Vamos passar uma série de substitutos dos derivados pra você testar em casa e ver que é possível, sim, uma comida vegana ser muito deliciosa!

 

LEITE CONDENSADO

A redução de qualquer leite vegetal funciona aqui! É basicamente botar ele pra ferver com açúcar e ter paciência. 

 

CREME DE LEITE

Dá pra reduzir os leites vegetais pra fazer a versão salgada também - gostamos muito de usar o leite de coco que já é mais consistente que os outros normalmente. Outra opção é misturar eles no fogo com maisena, fica uma consistência ótima pra usar em receitas! 

 

LEITE

Parece um pouco óbvio, mas lá vai: qualquer receita que vai leite animal, pode ser substituído por leite vegetal. Vai do gosto pessoal de cada um qual usar, mas tem uma infinidade de possibilidades! Pra sorvete de banana, indicamos o leite de coco. Pra bolos, o de coco também ou amêndoas. Em maionese, o de amêndoas fica uma delícia também! A única dica é cuidar a gordura: algumas receitas precisam da gordura do leite animal pra darem certo, aqui a dica é usar leites mais gordurosos e deixar um pouco de lado o de aveia, por exemplo.

Imagem: Tijana Drndarski

 

OVOS

Tá aí a substituição mais complicada, mas é super possível! Acontece que os ovos em receitas tem vários papéis diferentes, dependendo o contexto. Em algumas receitas, os ovos funcionam como um aglutinante, a gordura também adiciona sabor ou ainda eles agem como um agente de fermentação e espessamento. Aqui a dica é sempre procurar a versão vegana da receita no Google pra entender qual o substituto mais usado! De qualquer forma, aqui vão os mais usados:

 

Purê de maçã

Use ¼ de xícara de maçã cozida e amassada como substituto para cada ovo.

Banana

Dá pra usar bananas amassadas (sendo que a banana prata tem o sabor menos doce e intenso). Use uma banana madura para cada ovo.

Linhaça

Para cada ovo, misture uma colher de sopa de semente de linhaça triturada com três colheres de sopa de água. Deixe a mistura descansar por alguns minutos, permitindo que as sementes absorvam a água.

Semente de chia

Essa é muito famosa! Para cada ovo que precisa ser substituído, misture uma colher de sopa de sementes de chia com três colheres de sopa de água. Deixar a mistura descansar de 15 a 20 minutos, deixando que as sementes absorvam a água. Ele irá formar um gel.

Farinha de grão-de-bico

Misture um quarto de copo de farinha de grão-de-bico com um quarto de xícara de água ou leite vegetal. Esta mistura é suficiente para substituir um ovo em uma receita.

Aquafaba

Muitos veganos achavam que nunca mais comeriam merengue, porém o líquido do cozimento de leguminosas como grão-de-bico nos permite fazer diversas receitas como se estivéssemos usando clara em neve! Dá para fazer desde merengues até mousses.

Bicarbonato de sódio com vinagre

Quando a função do ovo em uma receita é fazer a preparação ficar macia e leve, como em um bolo, uma simples mistura de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com uma colher de sopa de vinagre branco é a substituição perfeita para 1 ovo.

Imagem: Henry Be

Lecitina de soja

Esse produto, que em consistência se parece com um xarope denso, é amplamente usado na indústria alimentícia para dar consistência e elasticidade a diversos preparos e pode ser também usado como substituto para ovos! Cada colher de sopa de lecitina de soja (emulsão) substitui 1 ovo da sua receita e pode ser usada em pães, bolos, tortas, recheios, biscoitos, cookies e sorvetes.

Ágar-ágar

Essa mágica “gelatina” de origem vegetal é uma ótima opção para substituir os ovos: ela não tem gosto ou cor e estabiliza em temperatura ambiente! Basta bater uma colher de sopa de pó de ágar-ágar em quatro colheres de sopa de água fervendo e levar a mistura para a geladeira. Quando ela estiver consistente, bata novamente e então use para dar liga. O ágar-ágar também pode ser usado diretamente em receitas como pudins e outros preparos.

 

Fala sério, agora não tem mais como negar que não faltam opções boas e tão deliciosas quanto as tradicionais pra substituir receitinhas e torná-las totalmente veganas. É de pouco em pouco, fazendo cada tentativa valer, que a gente faz MUITO: pelos animais, pelo planeta e por nós mesmos ❤️

 

Texto escrito por: Vegalizai

Voltar para o blog