VEGANHACKS: TRUQUES QUE VÃO FACILITAR O DIA A DIA VEGANO

Depois que você virou vegano, já deve ter falado: “Mentira que eu não sabia disso, descobri o mundo!”, né? Acabamos descobrindo outros alimentos, várias formas de preparo de um mesmo e muuuuitas dicas de cozinha que salvam a vida na hora de cozinhar.

E como estamos sempre procurando tornar a vida mais fácil e sem desperdício, separamos pra vocês alguns truques para deixar seu dia a dia vegano ainda mais prático!

 

1- Salada com folhas crocantes a semana toda: Pra armazenar as folhas verdes na geladeira e elas não murcharem, é só guardá-las num pote bem fechado, com papel toalha em camadas. Então coloca o papel toalha, uma pouco das folhas, papel toalha de novo, mais folhas.. o segredo é elas estarem sempre sequinhas, então se tu ver que o papel já está bem úmido no outro dia, dá uma trocada e guarda de novo!

2- Legumes ainda mais novos: Essa é incrível! Às vezes a cenoura, beterraba ou algum outro legume que esteja há muito tempo na geladeira, fica um pouco mole e nada crocante, né? Pra que ela pareça recém colhida e novinha, é só deixar de um dia pro outro em um pote com água gelada (coloca gelo logo no ínicio) dentro da geladeira! Isso mesmo, no outro dia ela vai estar dura, como se nada tivesse acontecido!

3- Tofu bem armazenado: Para deixar o tofu sempre firme e pra durar mais tempo, é só colocar em um pote, com água cobrindo-o e uma pitada de sal! Se você for trocando a água de 2 em 2 dias, ele dura até duas semanas!

 

Leia também: A importância das pequenas conquistas na mudança de hábito

 

4- PTS (proteína de soja) sem sabor de soja? Para a PTS não ficar com um gosto muito forte de soja e ela conseguir absorver o sabor do tempero utilizado depois, é super recomendado colocar a PTS em uma vasilha com água fervente e espremer meio limão. Isso mesmo, o LIMÃO ajuda a neutralizar o gosto e cheiro da PTS! Só deixar hidratando por 10 minutos e depois tirar tooooda água da proteína de soja. Vai espremendo bem, até ficar sequinha e pronta pra refogar.

5- Frutas maduras em no máximo 3 dias: Essa funciona só pra algumas frutas, tá? A banana, abacate, mamão, caqui e tomate podem ficar maduros rapidinho de uma forma super prática. Basta tu enrolar a fruta no jornal e colocar em um ambiente fechado, tipo dentro do microondas ou do forno. A mágica que acontece é que essas frutas possuem etileno, um hormônio que quando “abafado”, fica acumulado e acelera o processo de maturação das frutas. Viram que frequentamos as aulas de química, né? Mas é isso, deixa enrolada no jornal por 2 dias e já vão estar bem mais maduras.

6- O inverso! Não quer a banana madura tão rápido? Essa serve só pra banana mas é uma baita forma de fazer ela durar mais tempo. Entre a coroa que segura todas as bananas e a fruta, tem um “cabinho de conexão”, né? É só cortar ele na metade, deixando metade do cabo ainda na fruta. Com ela bem fechadinha e fora do cacho, se conserva por mais tempo.

E aí, curtiram esses #veganhacks? Temos certeza que vão ajudar muito na correria que vivemos e no nosso tão sonhado “zero desperdício”.

 

Texto escrito por: Vegalizai

 

Voltar para o blog