HORTINHA CASEIRA: VEGETAIS FÁCEIS DE CULTIVAR EM CASA

Imagem: Marukus Spiske

 

Cultivar uma hortinha em casa tem tudo a ver com saúde e bem estar, e em tempos de quarentena, pode se tornar uma atividade ainda mais libertadora. Infelizmente muita gente deixa de investir no seu cultivo próprio por uma questão bem simples, o espaço - ou melhor, a falta dele.

Sabemos que não é todo mundo que vive numa casa com pátio, terra fértil e tantos outros aspectos favoráveis ao plantio, e justamente por isso estamos aqui pra você não desmotivar e nem desistir de criar um cantinho lindo e repleto de saúde mesmo que num apartamento de dois cômodos!

Juntamos algumas ideias de plantinhas que podem ser cultivadas com mais facilidade em diferentes ambientes e climas, então já ativa o contato da sua tia que adora floricultura, procura umas inspirações no pinterest e bora fazer desse lar um jardim!

 

Leia também: Proteção e Sustentabilidade: Como confeccionar máscaras caseiras

 

ONDE PLANTAR? 

Se você faz parte do time que não tem contato direto com a terra, não se abala! Existem várias opções desde vasinhos, caixas de madeira e até materiais recicláveis como garrafa pet, pote de vidro e outros que dá pra inventar e montar uma hortinha charmosa e diferentona. O material não é a parte mais importante, por incrível que pareça, aqui o que realmente precisa se atentar é em encontrar um espacinho dentro de casa com incidência de luz direta por pelo menos umas cinco horas diárias! Isso mesmo, a iluminação é fundamental para o crescimento real da hortinha.

 

COMO PLANTAR? 

A ideia é ter um solo rico em nutrientes, e sem desespero, tu não precisa saber criar um blend orgânico: em lojas especializadas é bem tranquilo de encontrar terra específica para esse tipo de cultivo.

 

O QUE PLANTAR? 

Considerando um espaço não muito grande de terra e nenhum mestrado em plantio, as dicas são plantinhas que se adaptam em ambientes menores e não exigem grandes esforços - mas veja bem, criar uma horta requer muito cuidado e atenção, então não subestime os temperinhos!

 

Tomate cereja

Como: Através de sementes já no local definitivo (maneira mais simples) ou transplantar a planta com pelo menos 10cm de altura

Cuidados: O tomatinho cereja é um fruto simples de cultivar, mas precisa de sustento, então conforme cresce (pra cima), é bem possível que precise de suporte pro caule não despencar, fica de olho! Demora uns dois meses pra dar os frutos em média, e vale cada dia de cuidado <3

Imagem: horta caseira da Mari, do Vegalizaí

 

Pimentão

Como: Sementes compradas ou tiradas de um pimentão lindão - de preferência orgânico (o verde é conhecido como o mais fácil de se cultivar). Plantar umas três sementinhas por buraco na terra, ou transplantar a planta com pelo menos um mês de plantio.

Cuidados: É uma plantinha incrível que precisa de bastante sol e água diariamente, que em quatro meses você vai estar colhendo! A parte mais incrível do plantio do pimentão é sem dúvidas reconhecer o alimento em tamanho natural, totalmente livre de defensivos.

 

Imagem: horta caseira da Mari, do Vegalizaí

 

Manjericão

Como: Plantar as sementes já no local definitivo ou transplantar ramos da planta já adulta (os ramos devem estar com raíz, e pra isso talvez seja necessário deixar eles em água até que a raiz cresça).

Cuidados: O manjericão é daquelas plantas mais carentes, exige água até duas vezes ao dia na fase jovem e quando adulta ainda requer irrigação diariamente para crescer bem, então cuida dele.

 

Alecrim

Como: Sementes ou mudas de pelo menos uns 15cm transplantadas.

Cuidados: É uma plantinha mais resistente, que precisa de bastante água quando jovem e depois de adulta demanda um pouco menos de atenção na irrigação, e a colheita depende do tamanho da horta, mas cuidado pra nunca arrancar mais da metade do total plantado por vez para não afetar seu desempenho.

Imagem: horta caseira da Mari, do Vegalizaí

 

Alface

Como: Sementes ou transplante quando já tiver pelo menos umas cinco folhas no pé, e em uma terra bem úmida.

Cuidados: São boas de se plantar em estações mais amenas, então aproveita a chegada do outono e dá o destaque pra elas! Devem ser molhadas diariamente e podem ser colhidas a partir de menos de dois meses depois do início do plantio.

Imagem: horta caseira da Mari, do Vegalizaí

 

Viu como é super fácil montar uma hortinha em casa? E a gente promete: é uma sensação maravilhosa poder plantar o próprio alimento - mesmo que só pequenos temperinhos. E aí, o que faltou pra começar a sua? 

 

 

Texto Escrito por: Vegalizaí

 

 

Voltar para o Blog