SAÚDE E HIGIENE NA COZINHA

Nesse momento de quarentena devido ao novo Corona Vírus, o dia a dia ficou bem diferente! As idas aos supermercados se tornaram restritas e pedem mais cautela. Como todos os alimentos ficam expostos e são manipulados por várias pessoas, existem alguns cuidados importantes que devem ser redobrados.

O primeiro ponto é entender que não é preciso deixar de consumir alimentos frescos como frutas, verduras e legumes, pois, são essenciais para a nossa saúde e imunidade! Apenas os higienize bem assim que voltas das comprar e antes guardá-los na geladeira.

O primeiro passo é lavar bem as folhas, frutas e verduras em água corrente. Para os tubérculos e alimentos com casca grossa, você pode usar uma escovinha (lembrando que ela precisa ser higienizada antes e depois do uso) para retirar a terra e sujeira aparente. Depois, deixe esses alimentos em uma solução clorada. Misture em um recipiente 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio ou água sanitária (sem aditivos – está destacado no rótulo que pode ser utilizada para higienização de alimentos) em 1 litro de água. Mergulhe as verduras, legumes e frutas nesse recipiente e deixe por 15 minutos – eles precisam ficar completamente imersos na solução. Após, esse processo, enxague bem em água corrente, seque os alimentos com papel toalha e as folhas em uma centrifuga de alimentos e guarde em potes com tampa.

 

Leia também: Lista de Compras

 

É importante destacar que esse processo de higienização mata os microrganismos, vírus, bactérias e fungos, mas não retira por completo os agrotóxicos presentes nos alimentos de cultivo convencional. Esse processo remove apenas uma parte dos agrotóxicos que estão na superfície dos alimentos. Como são substâncias químicas utilizadas no combate de pragas, quando pulverizados, eles têm a capacidade de penetrar profundamente nos alimentos. Infelizmente não há nenhuma técnica que remova por completo tais venenos. Por isso, sempre que possível, opte por alimentos orgânicos, pois eles são isentos de qualquer tipo de agrotóxico.

Uma dúvida comum é se os alimentos embalados também precisam ser higienizados? Sim, alimentos industrializados e embalados, como os pacotes de feijão, arroz, café, embalagens Tetra Pak e produtos congelados devem ser higienizados com um pano limpo umedecido com álcool 70% ou com uma solução feita com 1 colher de sopa de água sanitária sem aditivos diluída em 1 litro de água. Já as latas, garrafas, potes de vidros que são embalagens bem vedadas podem ser lavados com água e sabão.

Lembre-se que o local onde a comida é preparada também exige cuidados! Lave bem os utensílios, principalmente os que ficam expostos, limpe bem as superfícies onde os alimentos serão manipulados e finalize com álcool 70%. São pequenos cuidados que podem ajudar a manter a sua saúde e da sua família.

 

Texto escrito por: Ale Luglio

 

Voltar para o Blog