BELEZA E COLÁGENO

O colágeno está disponível na maioria das prateleiras das lojas de suplementos e sempre que o assunto é beleza da pele, unhas e cabelos, quase sempre vem o questionamento se não é preciso suplementá-lo. A resposta é simples: NÃO! Mas vamos explicar melhor!

 

O ponto mais importante é entender qual a função do colágeno no nosso organismo. Ele nada mais é do que uma proteína, que tem função estrutural, sendo encontrada nos tecidos conjuntivos, tendo como função a sustentação de células e formação de tecidos, como pele, cartilagens, ligamentos e tendões. É, sim, essencial para o bom funcionamento do organismo e para a saúde. Mas, como toda proteína, ele é formado pela combinação de aminoácidos.

 

Imagine que as proteínas são como paredes e os tijolos são justamente os aminoácidos. Nosso DNA utiliza 22 tipos de aminoácidos para produzir nossas proteínas (que formam os músculos, pele, cartilagens, anticorpos, enzimas, hormônios etc), 100% das proteínas disponíveis no nosso corpo são sintetizadas internamente, ou seja, nós produzimos através dos aminoácidos que consumimos através da dieta ou nós mesmos produzimos. Os aminoácidos essenciais são aqueles que não produzimos internamente e temos que, essencialmente, consumir através dos alimentos. Estes aminoácidos essenciais são 100% produzidos pelos vegetais, os animais consomem vegetais ou outros animais e acumulam esses aminoácidos essenciais. Nós comemos proteínas de diversas fontes, digerimos essas proteínas “quebrando-as” estruturalmente liberando os aminoácidos que são absorvidos no intestino e caem na corrente sanguínea. Assim, podemos entender que a partir dos aminoácidos (lembrem-se que são somente 22 tipos) nosso corpo, de acordo com nossos próprios critérios, sintetizam, ou melhor, fabricam, nossas proteínas incluindo o nosso colágeno, ou seja, não faz nenhum sentido consumir o colágeno derivado de cartilagens, peles e estruturas de outros animais e achar que esse colágeno se transformará em nossa pele.

 

Leia também: Imunidade e Alimentação Plant-Based

 

Mas o que fazer para garantir a máxima produção de colágeno pelo corpo? Todos os aminoácidos essenciais estão presentes no reino vegetal e uma alimentação equilibrada a base de plantas garantirá o aporte ideal de nutrientes e toda a matéria prima necessária para nosso corpo realizar sua funções, inclusive produzir colágeno. A ingestão adequada de proteínas e grande consumo de forma variada de frutas e vegetais, principalmente fonte de vitamina C, são fundamentais para a produção de colágeno. Sem vitamina C, a produção endógena de colágeno fica comprometida.

 

Porém, ainda pode surgir uma dúvida, né? Então, não seria mais simples consumir um suplemento de colágeno e garantir essa proteína?

 

Não!

 

A melhor forma de garantir a produção de colágeno e seus benefícios estéticos, é garantindo diariamente a matéria-prima para isso! E ela está presente em uma alimentação variada, equilibrada, muito colorida e rica em aminoácidos essenciais e antioxidantes. A dieta plant based te oferece tudo isso da forma mais simples, nutritiva e sustentável possível!

 

Texto escrito por: Alê Luglio

 

 

voltar para o Blog