IMUNIDADE E ALIMENTAÇÃO PLANT-BASED

Estamos vivendo um momento único, grande parte das pessoas do planeta está em casa com um olhar atento à saúde. A pandemia do COVID-19 está impactando fortemente a vida do mundo inteiro. Nossa rotina foi alterada e os cuidados relacionados à prevenção do contágio do vírus como a higiene e distanciamento social, são fundamentais. Mas, além deles, a alimentação também é um dos pontos de grande atenção. Mais do que nunca, o nosso corpo e nossas células precisam de uma boa nutrição para que consigam manter o sistema imunológico e a saúde fortalecidos. Agora não é momento de fazer restrições alimentares ou dietas mirabolantes em que boa parte dos nutrientes essenciais são excluídos, ok? Aliás, pensando melhor, que tal aproveitar este momento tão peculiar para refletir sobre os seus hábitos e escolhas alimentares, redescobrir o território da cozinha da sua casa e aproveitar o tempo livre para pesquisar e conhecer melhor os alimentos e nutrição?

 

 

Quais dos seus hábitos alimentares influenciam negativamente a sua saúde e o seu sistema de defesa, o que chamamos de imunidade? Sem dúvidas, a falta de nutrientes! Nosso corpo depende do consumo de alimentos naturais variados ao longo do dia que fornecem um largo espectro de nutrientes essenciais para que nossas funções biológicas possam acontecer corretamente.  Os alimentos de origem vegetal, ou seja, as plantas possuem nutrientes essenciais em concentração que dificilmente serão encontrados em outros tipos de alimentos. Suas vitaminas, minerais, fitoquímicos e antioxidantes são combustíveis essenciais que ajudam a manter as células saudáveis e o corpo em equilíbrio, permitindo que o sistema imunológico funcione de forma mais eficiente. Um sistema imunológico saudável e fortalecido é fundamental para atuar no combate de doenças ou reduzir os possíveis impactos que elas posam causar.

 

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Esta variedade de nutrientes é com segurança alcançada por quem segue uma dieta Plant Based, a, comprovadamente mais rica dieta a ser seguida devido à variedade de alimentos vegetais nutritivos que a natureza nos oferece. Durante esse período crítico, podemos dar aquela força ao sistema imunológico aumentando o consumo de alguns alimentos ricos em nutrientes chaves, como a vitamina A, C, ômega-3, zinco e ferro que estão entre os principais fortalecedores do sistema imunológico.

 

Abaixo estão alguns alimentos fontes desses nutrientes:

Vitamina C – Laranja, mexerica limão, morango, acerola, kiwi, abacaxi, couve, caju, pimentão e tomate. 

Vitamina A – Frutas e legumes de cor alaranjada como cenoura, abóbora, beterraba, manga, mamão, batata doce

Vitamina E – castanhas, nozes, sementes, abacate

Zinco – Sementes, cereais e feijões.

Ômega 3 -e linhaça.

Ferro – Feijões, lentilha, grão de bico, ervilha, aveia, semente de abóbora

 

No esporte, a alimentação Plant Based tem uma atuação ainda mais importante e vai além da simples adequação de nutrientes em busca de performance. Além de ser capaz de maximizar o desempenho esportivo devido a densidade nutritiva de seus alimentos, ela entrega no pacote uma grande quantidade e variedade de compostos bioativos, que favorecerá de forma contínua e a longo prazo a manutenção da imunidade e a saúde do atleta ou amante do esporte.

 

Texto escrito por: Ale Luglio

 

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