COVID-19 E OS IMPACTOS NA NATUREZA

Muito tem se comentado sobre a pandemia que estamos vivendo, mas vamos falar sobre um outro cenário do COVID-19? Alem da saúde mental e física da populacao, o Coronavírus tem afetado a economia nacional e mundial. E tambem está afetando MUITO a natureza - mas no bom sentido! Como assim? Ainda que seja muito dramatica esta crise, temos recebido registros - de diversos pontos do globo - de animais silvestres caminhando pelas ruas, rios mais limpos e cidades sem poluição visual. A natureza vem tendo muitos benefícios, agora que o homem se viu obrigado a ficar dentro de casa, em quarentena. O recuo na producao industrial tambem contribuiu para estas boas novas ambientais. E isso só nos traz uma confirmação:  o ser humano possui o poder de destruir o mundo; mas tem o controle para mudar o rumo disso também. 

Com este distanciamento social, a ausencia das pessoas nas ruas, muito menos carros circulando, menos lixo produzido, indústrias sendo fechadas ou reduzindo suas producoes. Tudo isto bastou para que a poluição ambiental tenha diminuído em todo mundo. Um vírus - um organismo que sequer conseguimos enxergar a olho nu - foi muito mais forte. Vocês conseguem perceber a força que a natureza tem sobre nós? Para o bem e/ou para o mal. Então, agora já sabemos o que precisamos fazer para combater a urgência climática, né? 

Os animais irracionais, organismos microscopicos como os vírus, as bactérias, elementos como o ar, o fogo, a água e a terra; eles têm uma força muito maior do que a do ser humano. Precisamos respeitar e ter consciência de tudo isso. Precisamos conquistar a capacidade de cuidar do que é nosso e entender que dependemos da natureza para sobreviver. Vamos ilustrar com dados:  na China, com as atividades econômicas paralisadas, podera ter reduzido as emissões de NO2 em pelo menos 25%. O que equivale, durante este período de pandemia, a 6% das emissões mundiais.

Além da China, outro país com focos do coronavirus - e já com isolamento social há tres semanas - a Itália tem comovido o mundo com imagens chocantes. Para o bem e para o mal. Para o bem:  os canais de Veneza, sem atividades turísticas, estão com água cristalina e golfinhos e cisnes nadando neles.

Sabemos que estamos vivendo momentos difíceis para todos - não queremos minimizar isso. Mas e se pudermos, pelo menos, tirar boas reflexões de tudo que estamos passando? Imaginem que tudo de bom que tem se refletido na natureza, nestes tempos, vingaria definitivamente se mudássemos nossos hábitos e pudéssemos olhar, com mais cuidado e mais carinho, para o que realmente é importante. E, claro, é sempre importante ressaltar, pequenas mudanças mudam o mundo, SIM! Não vamos continuar sempre dentro de casa, mas podemos voltar à nossa rotina com um olhar mais empático para a natureza. Vamos ser agentes da transformação juntos?

 

Escrito por: Vegalizaí