0

Seu carrinho está vazio

UM RELATO DE UMA AVENTURA EM KONA, HAVAÍ

outubro 13, 2021

Ironman em Kona, no Havaí.A prova mais importante do triathlon mundial - e o maior sonho de todo triatleta, seja ele amador ou profissional. E, desde que comecei em 2011, meu sonho também.

Para participar, você precisa se classificar através de outras provas que acontecem em vários países, onde os melhores atletas de cada categoria se classificam para poder correr essa etapa do mundial. Aqui no Brasil temos uma prova classificatória: a etapa de Florianópolis.

Bom, meu primeiro Ironman eu fiz em sofridas 12 horas.Naquela época, para classificar para o mundial, eu tinha que estar fazendo por voltas 10h, ou seja, 2h a menos. Então pensei que se quisesse alcançar esse sonho teria que treinar muito e que seria algo a longo prazo.

Como sou uma pessoa muito paciente e sei que o esporte demanda tempo pra você ter resultado, fui aos poucos e todo ano tentando melhorar um pouco.

No segundo ano já fiz em 10h20, terceiro ano 9h43, depois 9h39 e fui conseguir minha classificação no meu 5º Ironman, em 2015, em uma prova que teve em Fortaleza. Eu classifiquei com a última vaga da minha categoria. Enfim, um sonho virando realidade.

Tive 1 ano para me preparar financeiramente - por ser uma prova muito cara - e fisicamente. Então fui para o Ironman de 2016, em Kona: minha primeira vez lá.Big Island é a maior ilha do arquipélago do Havaí e a prova do Ironman acontece na cidade de Kona, com largada e chegada no famoso píer. Conseguimos alugar um apartamento próximo dali.


Na hora que você chega lá, até me arrepio quando falo, a gente vê os campos de lava, os melhores atletas treinando, nadando, pedalando e correndo.


Da mesma forma que fizemos nas outras ilhas, fomos conhecer a grande ilha e sua natureza exuberante. Também fiz meus treinos e descansei para o grande dia.

O Ironman acontece normalmente no segundo sábado de outubro e a largada é por volta das 6 horas da manhã. Portanto acordamos bem cedo, para chegar lá com 1h de antecedência, fazer a marcação no braço, preparar a bicicleta e preparar toda a alimentação e aguardar o tão esperado tiro de canhão para a largada.

E na hora que pulamos naquele mar, fiquei encantado. A gente coloca a cabeça dentro da água e vê tartarugas, golfinhos, peixes que só tem la. Então realmente é uma prova ímpar. Você tá ali competindo, mas também tá tendo esse contato direto com a natureza. A água é super clara e quente. 

Para alguns é uma prova complicada na natação, o mar não é agitado, mas é um pouco mexido por conta de vento e bem quente. E isso me ajuda, porque tenho uma facilidade na natação por nadar desde pequeno.

Após uma largada tumultuada consegui fazer uma natação muito boa. Saí bem na frente do grupo em que estava disputando, aí vamos pra transição. Aquela infinidade de bicicletas, você acha a sua e sai pra pedalar os 180km na Queen K.

Saímos de Kona e fomos até Hawi, uma cidade ao norte da Ilha, então passamos pelo campo de lava, realmente um lugar muito diferente e bonito, mas também desafiador pela altimetria, calor e vento, que não para um segundo. Lá você pedala na encosta dos imensos vulcões Mauna Kea e Mauna Loa.

De volta à transição no píer de Kona deixamos as bikes e partimos para os 42km de corrida, passando pela Ali’i drive onde a torcida te empurra e motiva para você dar o seu máximo, depois pela Palani, Queen K e Energy lab, onde muito atletas consideram o mais duro trecho da prova.

Enfim superado todos esses desafios da prova que te leva ao limite físico e mental, chegamos na desejada linha de chegada ao som do narrador falando: “Hugo Amaral, you are an Ironman” Um sonho, um desafio concluído, muito aprendizado, muitas novas amizades e reflexões sobre a vida.

Minha primeira experiência no Hawaii foi incrível. Na verdade foi tão incrível que nos dois anos seguintes me classifiquei para voltar a correr neste maravilhoso canto do mundo.


:call_me_hand::skin-tone-3:  ALOHA

 



Ver outros artigos

3 RECEITAS RÁPIDAS DE LEITES VEGETAIS
3 RECEITAS RÁPIDAS DE LEITES VEGETAIS

outubro 06, 2021

DECIFRANDO OS RÓTULOS: TABELA NUTRICIONAL
DECIFRANDO OS RÓTULOS: TABELA NUTRICIONAL

outubro 05, 2021

OVERCOMING OBSTACLES
OVERCOMING OBSTACLES

setembro 29, 2021