0

Seu carrinho está vazio

PROVANDO QUE PEQUENAS MUDANÇAS GERAM GRANDES TRANSFORMAÇÕES

setembro 08, 2021

Dentro do veganismo, muito se debate sobre como fazer a diferença, e a verdade é que todo esse movimento é fundamentado pela ideia de ser agente de mudança. Cada pequena atitude tomada, pensando na preservação do nosso planeta e daqueles que nele habitam, gera impacto - no ambiente, no sistema ou na comunidade (quando, por exemplo, se compartilha dessas atitudes com outras pessoas e isso catalisa a mudança do outro também).

Pois bem, como perceber a mudança através das pequenas atitudes?

 

COM O LEITE

Estima-se que para o consumo diário de 200ml de leite de vaca - um simples copo - ao longo de um ano (tomando uma vez ao dia), são necessários quase 46 mil litros de água, a mesma quantidade de leite de aveia exige 3,5 mil litros ao longo desse mesmo período (92% menos). Para esse mesmo copo de leite se usam 650m2 de terra. Se essas dimensões soam absurdas é porque são: isso equivale a duas quadras de tênis e - pasme - mais de dez vezes o que seria necessário para a mesma medida de 200ml do de aveia. Quando a pauta se refere às emissões de CO2, para cada litro de leite produzido se estimam 3,2 kg na atmosfera, enquanto o substituto vegetal emite apenas 0,9 kg, impacto 3 vezes inferior.

 

COM A CARNE

Quanto à carne, de acordo com estudo realizado pela Universidade de Oxford, sua produção gera 35 vezes mais impacto no meio ambiente do que a produção de vegetais - mensurando toda sua cadeia produtiva. Para se ter uma ideia, na produção de apenas 50g de carne vermelha, se associam 20 vezes mais emissões de gases que fomentam o efeito estufa - e variando o sistema produtivo, até cem vezes mais uso de terras do que uma porção do dobro de vegetais (PNAS, 2019). O consumo de água não é menos impactante - um único consumidor de carne demanda indiretamente mais de 3800 litros de água diariamente - o que equivale a trinta banhos de 15 minutos cada. O Instituto CEPA aponta que um único boi necessita de 1 a 4 hectares de terra para produzir aproximadamente 200 kg de carne num período de 5 anos. No mesmo tempo e quantidade de solo disponível, se pode produzir em média 8 toneladas de feijão e 19 de arroz, chocante né?

 

COM O WHEY

E claro que o Whey Protein em comparação a proteínas plant-based não fica de fora dessa lista. Considerando que para a produção de 1 kg de whey são necessários 160l de leite - que exigem aproximadamente 8.000 litros de água em recursos para sua produção - e que para 1 kg proteína de ervilha são utilizados apenas 622 litros de água, se percebe que a proteína vegetal minimiza em 92% a quantidade de água para sua produção, percentual absurdamente grande e expressivo. Nessa mesma comparação por 1kg de cada tipo de proteína, são necessários 52% menos espaço de terra por m2 para a produção da vegetal, e a diferença é ainda mais expressiva quando se compara a emissão de CO2 no meio ambiente, com diferença de 98% menos gases emitidos do que o whey tradicional.

Esses são apenas alguns exemplos que simbolizam os grandes impactos por trás de pequenas atitudes. O mais importante é ter em mente que marca queremos deixar no mundo e agir diariamente para concretizar isso.

 

Referências

Springmann, M., Godfray, H. C. J., Rayner, M. & Scarborough, P. Analysis and valuation of the health and climate change cobenefits of dietary change. Proceedings of the National Academy of Sciences 113, 2016.

Michael A Clark, Marco Springmann, Jason Hill, and David Tilman: Multiple health and environmental impacts of foods, 2019. PNAS  https://www.pnas.org/content/116/46/23357

Poore, T. Nemecek. Reducing food’s environmental impacts through producers and consumers. 2018. DOI: Reducing food's environmental impacts through producers and consumers 

 



Ver outros artigos

Qual o impacto da Mother no mundo em 3 anos de existência?
Qual o impacto da Mother no mundo em 3 anos de existência?

setembro 22, 2021

Bairros verdes também melhoram a saúde do coração
Bairros verdes também melhoram a saúde do coração

setembro 20, 2021

Como ter uma cozinha plant-based prática e saudável
Como ter uma cozinha plant-based prática e saudável

setembro 13, 2021