0

Seu carrinho está vazio

PROTEÍNAS EM PÓ: O QUE SÃO E QUEM PRECISA DELAS?

outubro 27, 2021

Tecnicamente, proteínas são macromoléculas biológicas formadas por aminoácidos e que exercem inúmeras funções importantes, em muitos casos vitais, no nosso organismo. A palavra proteína é originária do grego e do latim e tem a conotação de “primeira classe” ou “substância fundamental”, o que ajuda a entender a razão pela qual este nutriente recebe tanta atenção. Mas, eu sei, essa definição não ajuda muito a entender o que REALMENTE as proteínas fazem e o porquê são tão importantes, então vem comigo que eu explico.

Tenho certeza que você já ouviu falar em alguns destes nomes quando foi a um profissional de saúde ou fez exames de sangue: PCR, insulina, hemoglobina, globulina, leptina (e muitas outras “inas”). Além disso, também já pode ter se deparado com produtos de beleza contendo queratina e colágeno ou ficado em dúvida sobre qual suplemento de proteína consumir quando se deparou com nomes como albumina, caseína e whey protein. Todas estas são proteínas e possuem alguma função específica, como transportar nutrientes, facilitar reações químicas, defender o nosso organismo e, claro, construir tecidos. Nossa, pele, cabelo e músculos são todos formados por proteína, por exemplo.

Todas estas proteínas são fabricadas pelo nosso próprio organismo a partir dos aminoácidos, que podemos considerar como as peças de Lego utilizadas para construir estruturas maiores, como carros, pontes ou uma casa. Quando comemos as proteínas através dos alimentos é como se se estas estruturas maiores fossem desmontadas (através da digestão) para que nosso corpo possa ter peças disponíveis para construir aquilo que é preciso.

Nós não possuímos estoques de proteínas da mesma forma que possuímos de carboidratos e gorduras, o que significa que é preciso comer proteínas suficientes todos os dias, caso contrário vamos precisar “desconstruir” nossas próprias estruturas, e com isso perder músculos, ter a imunidade comprometida e uma piora da qualidade do cabelo, da peles e das unhas, apenas para citar alguns exemplos. Aqui você pode ler mais sobre quanta proteína é necessário ingerir diariamente.

Respondendo a pergunta do título, finalmente, as proteínas em pó nada mais são do que produtos que entregam a proteína isolada de algum alimento específico de uma forma conveniente e saborosa para facilitar a ingestão das nossas necessidades diárias, o que pode ser interessante para qualquer pessoa que por algum motivo tenha dificuldade em obter este nutriente exclusivamente dos alimentos. Alguns exemplos disto são: pessoas que tem dificuldades relacionadas à mastigação, como é comum em idosos; que não conseguem ou gostam de comer grandes quantidades de alimentos; ou que não tem tempo para fazer muitas refeições sólidas. Alguns atletas também podem precisar de uma proteína de mais fácil e rápida digestão para que possam se alimentar entre as diversas sessões de treinamento ao longo do dia ou simplesmente demandam uma quantidade tão elevada de proteínas que mesmo fazendo diversas refeições sólidas ainda precisam de um complemento. Em todas estas situações este tipo de suplemento pode ser utilizado com muito sucesso.

Conforme mencionado, as proteínas em pó podem ser de origem animal (carne, leite e ovos) ou vegetal (soja, arroz, ervilha e diversas outras). A Sports Protein da MOTHER é uma proteína de origem vegetal, extraída da ervilha, capaz de entregar todos os benefícios nutricionais de uma proteína de origem animal, com as vantagens de utilizar muito menos recursos naturais para a fabricação, proporcionar uma melhor digestão e não provocar ACNE, como acontece com algumas outras formas de proteínas.

 

 

Para todos aqueles que desejarem se aprofundarem mais neste assunto, eu recomendo a leitura desta série de textos em que explico com muito mais detalhes tudo o que foi comentado aqui:

Um forte abraço, comam seus vegetais!

Filipe.

 



Ver outros artigos

PARA O QUE SERVE E COMO CONSUMIR O GEL DE CARBOIDRATOS?
PARA O QUE SERVE E COMO CONSUMIR O GEL DE CARBOIDRATOS?

novembro 30, 2021

INCENTIVAR PEQUENAS MUDANÇAS NA ALIMENTAÇÃO É UM GRANDE PASSO PARA SALVAR O PLANETA
INCENTIVAR PEQUENAS MUDANÇAS NA ALIMENTAÇÃO É UM GRANDE PASSO PARA SALVAR O PLANETA

novembro 16, 2021

A GREEN FRIDAY E A BUSCA POR UM CONSUMO MAIS CONSCIENTE
A GREEN FRIDAY E A BUSCA POR UM CONSUMO MAIS CONSCIENTE

novembro 05, 2021