0

Seu carrinho está vazio

Proteção e Sustentabilidade: Como Confeccionar Máscaras Caseiras

dezembro 28, 2020

Quase dois meses passados, algumas percepções mudaram. A máscara, antes vista como algo desnecessário e que não nos ajudaria em nada na proteção, agora é sinônimo de prevenção. Inclusive, alguns governos estão botando como uso obrigatório para poder realizar algumas atividades cotidianas, como andar de ônibus ou metrô. Um item que nunca tivemos, em dias se torna algo essencial. Dentro de algumas opções disponíveis, podemos ficar um pouco perdidos, então viemos te ajudar. 

Primeiro de tudo, risquem as máscaras N95 da lista de vocês: não é uma opção. Mas por que, se basta uma ida ao supermercado pra ver alguém usando? Como podemos ver com frequência nos jornais, os EPIs (equipamentos de proteção individuais) estão em falta em muitos lugares. Sendo assim, muitas pessoas das equipes de hospitais estão se contaminando pra nos proteger. Então vamos combinar que vamos deixar essas pra eles, ok?  

Além das N95, vemos muita gente usando as máscaras descartáveis. O problema aqui é o lixo exagerado. Pensem com a gente: se a recomendação da OMS é usar as máscaras por no máximo 2h, alguém que trabalha com jornada padrão (considerando 2h de deslocamento), utiliza 5 máscaras por dia. São 25 máscaras no lixo por semana. Na sua maioria, feitas com Não-Tecido de Polipropileno (famoso TNT) e elástico: por mais que o tecido se decomponha em “apenas” 6 meses, gasta recursos naturais em escala pra ser produzido. Já o elástico, feito de plástico, leva em média 100 anos. Não precisamos contribuir com isso, né? Então qual a solução?

As máscaras de pano são super ecológicas e barram a emissão de gotículas enquanto a pessoa fala, tosse ou respira. Além disso, ela ajuda a reduzir a propagação viral de pessoas assintomáticas, protegendo quem está ao seu redor.  

Segundo o Ministério da Saúde, existem alguns tecidos mais recomendados para a confecção da máscara, como por exemplo o algodão, cotton, fronha de tecido antimicrobiano e tecido de saco de aspirador. Ah, tem que ter duas camadas de tecido no mínimo, tá? 

Dá pra comprar de pequenos empreendedores, ajudando na renda extra, ou fazer você mesmo: além de você mesmo criar sua própria máscara, você ainda ocupa o tempo nessa quarentena fazendo algo novo. Pega uma camiseta que não usa mais, uma fronha gostosa, um lenço que tu queria vender ou doar e corta, dá um novo sentido pra esse produto! 

Só fica ligado que existem algumas recomendações quanto ao uso e lavagem das máscaras de pano: 

  • Precisam tapar a boca e nariz. Não se deve colocar a mão pela frente dela e sim pelos elásticos. 
  • As máscaras devem ser trocadas de 2 em 2 horas. Por isso, ao sair, leve mais de uma. Sempre antes de colocar, lave bem as mãos.
  • Ao lavar, deve ser deixada de molho por 30 min numa mistura de água sanitária (10ml) e água potável (500ml). E, por fim, lavar com água e sabão, esfregando-a. 
  • Deixar secar super bem! Caso ela esteja úmida, não pode ser utilizada. Por isso a importância de se ter mais de uma.
  • Ah, o uso é individual. Não divide com ninguém! 

 

Quer saber como fazer a máscara de pano em casa, de forma super simples e sem costura? Vem que a gente te ensina: 

Imagem: Vic, do Vegalizaí, ensinando a confeccionar máscara caseira.

 

Conseguiu? Mas não esquece, o uso dela é pra momentos extremos. Se puder, #ficaemcasa!

 



Ver outros artigos

UM RELATO DE UMA AVENTURA EM KONA, HAVAÍ
UM RELATO DE UMA AVENTURA EM KONA, HAVAÍ

outubro 13, 2021

3 RECEITAS RÁPIDAS DE LEITES VEGETAIS
3 RECEITAS RÁPIDAS DE LEITES VEGETAIS

outubro 06, 2021

DECIFRANDO OS RÓTULOS: TABELA NUTRICIONAL
DECIFRANDO OS RÓTULOS: TABELA NUTRICIONAL

outubro 05, 2021