0

Seu carrinho está vazio

PARA O QUE SERVE E COMO CONSUMIR O GEL DE CARBOIDRATOS?

novembro 30, 2021

Os géis de carboidratos se tornaram tão populares que atualmente podem ser encontrados em qualquer supermercado ou farmácia, além das lojas de suplementos, onde foram, durante anos, vendidos exclusivamente. Os maiores consumidores deste tipo de produto sempre foram os praticantes de esportes de endurance de longa duração, como maratonas e ciclismo – modalidades que, de fato, se beneficiam muito desde tipo de suplementação, conforme detalhadamente descrito neste texto do no nosso blog.

A proposta do gel de carboidrato é oferecer uma alta concentração de carboidratos, com ótimo sabor, em um pequeno volume, para que possa ser facilmente conduzido com o atleta sem causar nenhum inconveniente durante os treinos ou competições. Em uma maratona, por exemplo, poderiam ser necessárias mais de 10 frutas para ofertar todo o carboidrato demandado durante a prova. Complicado, né?

Alguns produtos disponíveis no mercado já combinam diferentes fontes de carboidratos para facilitar a absorção e ainda adicionam eletrólitos (como sódio e potássio) e aminoácidos, contribuindo para a manutenção da hidratação e favorecendo a recuperação pós-treino. O interessante é que se adicione o gel como um recurso a mais para a reposição de carboidratos, juntamente com alimentos sólidos e isotônicos, que poderão ser intercalados ao longo do exercício, de acordo com as preferências individuais.

Uma observação é importante é: não deixe de beber água juntamente com o gel! Uma regrinha prática é ingerir 500ml de água para cada sachê de 30g de carboidratos. Isto porque a alta concentração de carboidratos exerce o efeito de atrair água para o intestino e poderá causar desconforto ou, até mesmo, diarreia (possivelmente você já testemunhou ou passou por esse tipo de acidente...). 

Por fim, vale mencionar que o gel de carboidratos também pode ser utilizado imediatamente antes ou após o exercício, se esta for tiver sido uma estratégia planejada, especialmente para complementar a alta ingestão de carboidratos de alguns atletas. Para a maior parte dos indivíduos, entretanto, é preferível que se faça uma refeição completa nestes momentos, conforme você pode verificar em detalhes neste post do blog sobre como se alimentar antes do treino, e neste aqui sobre como se alimentar após o treino.

Em tempo, não esqueça de jogar seu sachê no lixo. A mamãe agradece.

 

Um abraço e bons treinos!

Filipe

 



Ver outros artigos

6 PASSOS PARA SE TORNAR VEGETARIANO
6 PASSOS PARA SE TORNAR VEGETARIANO

janeiro 17, 2022

ÔMEGA-3: QUANDO E COMO SUPLEMENTAR
ÔMEGA-3: QUANDO E COMO SUPLEMENTAR

janeiro 11, 2022

6 DICAS PRÁTICAS DE COMO SE ALIMENTAR BEM NAS FÉRIAS
6 DICAS PRÁTICAS DE COMO SE ALIMENTAR BEM NAS FÉRIAS

dezembro 20, 2021