Comer carne é meio “cultural” né? Quantas vezes quando eu era criança e não queria mais comer o que tinha no prato minha mãe falava: “come só a carninha”.Eu comi carne durante 26 anos da minha vida, não julgo quem ainda come, quem sou pra isso.
Mas percebo que cada pessoa tem o seu tempo de despertar, virar a chave e fortalecer um propósito. No meu consultório 80% do público é vegetariano e a busca só aumenta. Cabe a nós profissionais nos especializarmos para dar todo suporte inicial e de acompanhamento para esses pacientes.Fazer a transição para o universo do vegetarianismo é incrível, mas precisamos saber de algumas coisinhas importantes.
Você pode ir reduzindo aos poucos, não precisa cortar tudo da noite para o dia. Por exemplo: pode primeiro retirar a carne vermelha, depois o frango e por último os frutos do mar. Ou pode iniciar com a segunda-feira sem carne. Tem gente que prefere manter no almoço e retirar no jantar, outros preferem retirar da semana e manter somente nos finais de semana. O que vale é reduzir.
É importante avaliar de 6 em 6 meses no seu exame de sangue os seguintes marcadores: hemograma completo, ferritina, vitamina B12, cálcio entre outros nutrientes. E também o consumo de ômega 3 na dieta, não ignore esses nutrientes. Dependendo do resultado do exame sanguíneo, vamos ter que manipular alguns suplementos, mas nada diferente do que fazemos com pacientes onívoros.
É indispensável que você goste de leguminosas( feijões, lentilha, ervilha, grão de bico), de frutas, legumes e verduras. Essa vai ser sua base alimentar.É preciso variar os grupos alimentares e a ampla variedade que o reino vegetal oferece. Desse modo você não enjoa, diversifica nutrientes e equilibra para não exagerar no carboidrato e nem faltar a proteína.
Atenção as versões veganas industrializadas como hambúrgueres, salsichas, iogurtes, requeijões, são alimentos ultra processados e devem ser consumidos com cautela. E antes de concluir, é importantíssimo que tenha paciência com as brincadeiras de amigos e familiares, eles vão te perturbar. Mas garanto que com o tempo todos se acostumam!
Fortaleça sempre seu propósito, se informe, leia, estude e conte com a gente para isso.