janeiro 31, 2022
A devastação dos oceanos já é uma triste e invisível realidade. Peixes como o salmão, atum e bacalhau, os mais consumidos no mundo, estão sendo extintos. Porém poucas pessoas têm conhecimento e são conscientes sobre isso.
Com o intuito de promover a conscientização e abrir espaço para debater o assunto, a Sea Shepherd Brasil, um braço da Sea Shepherd Conservation Society - organização sem fins lucrativos para proteger a vida marinha no mundo todo, em parceria com SVB, Sociedade Vegetariana Brasileira, lançaram um livro de receitas veganas substitutas de peixes e frutos do mar. O livro “Receitas (para quem ama o que é) do mar”, foi elaborado em parceria com a SVB e a nutricionista Alessandra Luglio. E oferece adaptações veganas de pratos clássicos brasileiros e regionais de derivados do mar, com receitas assinadas por chefs renomados da culinária à base de plantas: Alessandra Luglio, André Vieland, Bel Coelho, Bela Gil, Camila Botelho, Luisa Leite, Morena Leite, Myllena Salles, Natalia Luglio, Pati Helu, Pri Herrera, Renato Caleffi, Roberta Kleber, Tati Lund e Thiago Medeiros, que colaboraram de forma voluntária com este projeto.
De acordo com Nathalie Gil, presidente da Sea Shepherd Brasil, a organização segue todas as suas operações à base de plantas desde o ano 2000, isso porque possui uma visão biocêntrica, ou seja, que acredita no direito de viver de todos os animais. A melhor maneira de proteger o oceano é deixá-lo em paz. Esse pensamento inspirou a criação deste livro de receitas todo especial: todos os pratos são inspirados na culinária conhecida como de ‘frutos’ do mar, ou de animais marinhos, porém com ingredientes à base de plantas, para incentivar as pessoas a deixarem de consumir animais marinhos sem cortar seus hábitos de alimentação.
Além das receitas, o livro também oferece um conhecimento nutricional adequado para quem quer se aventurar pelo veganismo e, ainda, propõe reflexões pertinentes sobre o oceano e a fauna marinha. Cada receita vem acompanhada de um conteúdo sobre as principais ameaças ao oceano e seus efeitos na saúde humana e na preservação do meio ambiente. Na verdade, o que existe é uma percepção errada do que o peixe e outros frutos do mar trazem para o balanço nutricional de quem o consome. É possível nutrir-se bem, de forma segura, sem o consumo de nada de origem animal e isso inclui peixes e outros animais do mar, já que os nutrientes obtidos destes, na verdade vêm das plantas que eles consomem.
Trata-se de um verdadeiro mergulho de conscientização. Segundo a FAO, 90% de todo o recurso pesqueiro mundial já está explorado em seu limite ou além dele. A criação intensiva de peixes e outros organismos aquáticos é uma das atividades de produção de alimentos que mais cresce no mundo, devido ao declínio do estoque pesqueiro natural, e cerca de 1/3 do pescado mundial já provém da criação intensiva em cativeiro. Mesmo que ainda seja considerada uma atividade viável do ponto de vista comercial, é algo extremamente insustentável quando consideradas as questões ambientais e, até mesmo, o impacto na saúde de quem consome esse alimento. Logo este livro pode ser uma boa alternativa para os que querem iniciar um processo de mudança alimentar e ser parte da solução.
Para adquirir sua cota do livro, basta acessar www.receitasdomar.org.br
Referências:
FAO. The State of World Fisheries and Aquaculture 2020. Sustainability in action.Rome. 2020. [Acesso em: 02 de setembro de 2021]. Disponível em: https://doi.org/10.4060/ca9229en
SCHUCK, Cyntia; RIBEIRO, Raquel. Comendo o Planeta: Impactos Ambientais da Criação e Consumo de Animais. Sociedade Vegetariana Brasileira. 3ª edição. 2015.
Sea Shepherd Brasil. Quem vai pescar o último peixe? Disponível em: <https://seashepherd.org.br/quem-vai-pescar-o-ultimo-peixe/>. Acessado em: 20 de janeiro de 2022.
Sea Shepherd Brasil. Saiba mais sobre o braço brasileiro da Sea Shepherd. Disponível em: <https://seashepherd.org.br/sea-shepherd-brasil/> Acessado em: 20 de janeiro de 2022.
Sea Shepherd Brasil. Receitas (para quem ama o que é) do mar. Disponível em: <https://www.receitasdomar.org.br/> Acessado em: 18 de janeiro de 2022.
Cadastre-se para participar da nossa comunidade.