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Mother Descomplica: Vitamina B12

dezembro 29, 2020

A impossibilidade de se obter vitamina B12 na dieta vegana é uma das maiores razões pela qual este tipo de alimentação sofre a acusação de ser inadequada, ainda que esta seja uma questão de muito fácil solução, através do consumo de alimentos fortificados ou, principalmente, da suplementação, que pode ser feita em cápsulas, gotas, filmes orodispersíveis ou injeções intramusculares.

Infelizmente, não é possível obter vitamina B12 de algas ou absorver aquela que é produzida pelas bactérias do nosso intestino, tampouco é uma boa ideia consumir alimentos sem a devida higienização, conforme por vezes é recomendado. É importante reconhecer a necessidade de se suplementar este nutriente que, quando deficiente, pode causar danos graves, especialmente durante a gestação, quando pode ocasionar má formação do tubo neural.

As funções mais relevantes da vitamina b12 no organismo estão relacionadas a síntese de DNA e RNA, a conversão de homocisteína em metionina, a manutenção da estrutura do sistema nervoso e a maturação das células sanguíneas. Os sintomas de deficiência incluem: fadiga, formigamento nos dedos das mãos ou pés, má cognição (dificuldade de concentração e falta de memória) e má digestão. Esta deficiência pode acarretar ainda em anemia megaloblástica e até na degeneração da bainha de mielina, ocasionando consequências neurológicas.

Todos os vegetarianos, mesmo aqueles que recentemente optaram por esta forma de alimentação, estão em risco de deficiência de vitamina B12, bem como uma grande parte da população que come alimentos derivados de animais, uma vez que a absorção desta vitamina pode ser prejudicada por uma série de fatores, como a idade, a utilização de determinadas medicações, como inibidores da bomba de prótons, e algumas condições de saúde, como a anemia perniciosa. Por isso, é importante checar o estado nutricional desta vitamina e avaliar a necessidade de suplementá-la.

O diagnóstico de deficiência de vitamina B12 pode ser feito através da correta interpretação de diferentes exames (vitamina B12 sérica, homocisteína, holotranscobalamina e ácido metilmalônico) e seu tratamento é bastante simples, embora requeira alguns cuidados, sobretudo relacionados à ACNE em pessoas com a pele mais sensível. É importante buscar a ajuda de um profissional qualificado e experiente e não realizar a suplementação por conta própria, pois a ingestão excessiva de vitamina B12 pode depletar os estoques de ácido fólico e de ferro, causando outras deficiências nutricionais.

Para os atletas, a literatura deixa claro que a deficiência pode acarretar em prejuízo da performance, dado a importância deste nutriente para uma vasta gama de ações metabólicas, mas que a sua suplementação em quantidades superiores às necessárias para que se obtenha níveis adequados não é capaz de melhorar o desempenho.

Quer entender mais ainda sobre a B12? Leia também DOSSIÊ: A VERDADE SOBRE A VITAMINA B12

 

Um forte abraço e bons treinos. Comam seus vegetais!

Filipe.

 



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