outubro 05, 2021
Dando continuidade ao tema "DECIFRANDO OS RÓTULOS: COMO SABER SE O PRODUTO É SAUDÁVEL?", agora, ao invés de focar nos ingredientes, é a vez de abordar sobre a tabela nutricional.
É comum algumas pessoas acharem que a parte mais importante de avaliar no produto está ali, na parte de calorias, mas a tabela vai muito além.
A função da tabela nutricional, obrigatoriamente presente em todos os industrializados, é informar ao consumidor sobre a composição do alimento e a quantidade de nutrientes que o produto fornece.
A tabela é dividida em três partes:
1. A primeira parte indica a porção “ideal” do produto que deve ser usualmente consumida por dia, em uma alimentação saudável.
Como mostra o exemplo no nosso sachê: 34g em 1 unidade.
2. A segunda parte indica os nutrientes que compõem o produto.
- Em primeiro lugar sempre vem o Valor Energético/ Calorias: muitas pessoas pensam que só essa informação basta, mas o importante é ver de qual macronutriente (carboidrato, proteína ou gordura) vem essa energia e qual a qualidade dela.
- Carboidratos: sua principal função é fornecer a energia para as células do nosso corpo. Em alguns produtos pode conter açúcares logo abaixo, sendo natural do próprio ingrediente ou adicionado.
- Proteínas: participam da formação de hormônios e enzimas, tecidos, células e órgãos do corpo. A proteína pode ser de origem vegetal ou animal.
- Gorduras Totais: as gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, o que inclui as saturadas, insaturadas, poli-insaturadas e trans.
- Gorduras Saturadas: elas são encontradas em alimentos de origem animal como em carnes, ovos e laticínios. E de fonte vegetal, como o óleo de coco e de palma.
- Gorduras Trans: o consumo desse tipo de gordura deve ser banido, pois aumenta o risco de acidente doenças cardiovasculares e problemas inflamatórios.
- Ômega 3: Entre diversos benefícios, o principal eh sua ação anti-inflamatória. Ele pode ser de fonte animal (peixe) ou vegetal (semente de chia/ linhaça).
- Fibra Alimentar: Ajudam a controlar a absorção de carboidratos pelo organismo e ajudam a evitar a formação de gordura. Também tem importante papel no funcionamento do sistema digestivo.
- Sódio: Tem papel importante na hidratação, mas deve ser consumido com moderação.
Além dos nutrientes citados acima, alguns produtos podem conter ou serem adicionados de outras substâncias como aminoácidos, vitaminas e mineiras, enzimas e probióticos.
3. A terceira parte indica o percentual do valor diário (VD).
O VD (valor diário), que fica ao lado direito da tabela, de cada item é o percentual recomendado do que deve ser o total consumido no dia para a nutrição de uma pessoa adulta e saudável. Esses valores foram elaborados pelo Ministério da Agricultura a partir de dados da OMS ( Organização Mundial da Saúde). Exemplo: se o VD da proteína é 31%, significa que falta 69% para a pessoa consumir, de outras fontes de alimento, no restante do dia.
4. Também é obrigatório que haja: Advertências gerais, restrição de uso, declaração de presença de alergênicos como glúten/ lactose.
São muitas informações que ficamos até confusos, não é mesmo? Mas pode ser mais simples do que parece, foque em uma dieta rica e variada. E evite os produtos que só fornecem açúcares ou gorduras saturadas, o famoso “ caloria vazia”.
Cadastre-se para participar da nossa comunidade.