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6 DICAS PRÁTICAS DE COMO SE ALIMENTAR BEM NAS FÉRIAS

dezembro 20, 2021

Férias de verão são sempre muito bem-vindas. E mudanças na rotina alimentar são quase inevitáveis. A tendência é deixar a empolgação dos dias de descanso e diversão tomar conta, e é nesse momento que acontecem os exageros alimentares e o famoso “pé na jaca”. Junto com eles, surgem a culpa, o ganho de peso, as frustrações e prejuízos à saúde e aos resultados conquistados.

 

Para evitar essas situações, o segredo é planejar e organizar a alimentação dentro da rotina de férias, sem neuras, mas tentando mantê-la o mais equilibrada possível. Pode parecer pouco, mas o simples fato de existir uma organização facilita bastante e ajuda a manter o controle diante de alguns alimentos menos nutritivos e mais calóricos. O importante é estar atento à qualidade, quantidade e proporções adequadas ao momento. E mais, seguir uma alimentação equilibrada promove mais disposição para aproveitar os dias de diversão, mantém o sistema imune fortalecido, o bom funcionamento do intestino e, principalmente, fica mais fácil voltar à rotina normal.

 

Para te ajudar, vou citar algumas estratégias simples:

 

- Não tire férias das frutas, cereais e vegetais! As frutas podem aparecer no café da manhã e nos lanches intermediários, já os vegetais, ao menos, em uma das refeições principais. Oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes), sementes (abóbora sem casca, girassol, gergelim, linhaça e chia) e aveia, também devem aparecer diariamente, e por serem práticos e não-perecíveis podem ser levados a qualquer lugar. Esses alimentos contribuem para o controle da saciedade, mantém o bom funcionamento intestinal (que pode sofrer alterações nesse período) e fornecem vitaminas e minerais essenciais para o sistema imune.

 

- Com mais tempo, aposte em um café da manhã bem reforçado e nutritivo. Essa parte costuma ser a mais fácil durante as férias, mas pode ser a mais tentadora também. Em alguns lugares há uma infinidade de pães, bolos, bolachas, biscoitos e doces. Não precisa ficar longe deles, mas consuma com moderação e, sempre, após um belo prato de frutas com aveia, chia e linhaça. Isso ajudará a selecionar melhor os demais alimentos e, também, manter o controle da saciedade ao longo do dia. Ah, suplemento proteicos, tahine e pasta de castanhas também são ótimas opções. 

 

- Hidrate-se o dia todo! O consumo insuficiente de líquidos é um dos problemas mais comuns das férias. Nos dias mais quentes e de maior exposição ao sol, há uma maior perda de sais minerais e líquidos pela transpiração. Por isso, é fundamental aumentar o consumo de líquidos, mas fique atento ao tipo. Além da água, a água de coco, os sucos naturais e chás gelados naturais (sem açúcar) são excelentes opções para hidratar e repor os sais minerais. Frutas e legumes também ajudam!

 

- Modere o consumo de bebidas alcoólicas! Aquela cerveja geladinha, caipirinha ou gin tônica tornam os dias de férias, para alguns, ainda mais divertido. Mas, você não precisa beber tudo num único dia. Mantenha o controle e evite grandes exageros. Além do alto teor calórico, ainda tem efeito diurético contribuindo para desidratação e mal-estar, principalmente em dias mais quentes.

 

- Fracione as refeições! Ficar longos períodos em jejum ou pular refeições é uma grande armadilha, pois aumenta a fome e faz com que o consumo de alimentos na próxima refeição seja maior. Além disso, quando estamos com muita fome, a tendência é buscar alimentos mais calóricos, pouco nutritivos e mais pesados para saciar uma fome muito maior. O ideal é fracionar as refeições. Sempre tenha em mãos um lanche prático e rápido para esses momentos. Frutas, castanhas, granolas, sucos, snacks assados, suplementos proteicos são boas opções.

 

- Planeje as refeições e determine em quais momentos aparecerá aqueles alimentos menos nutritivos como doces, bolos, sorvetes, frituras, salgadinhos, petiscos, bebida alcóolica e lanches.

 

E, por último, aproveite as férias para se exercitar mais ou praticar alguma atividade que lhe dê prazer. Manter o corpo em movimento ajuda a minimizar os efeitos dos excessos alimentares comuns nessa época, além de relaxar, cuidar da mente e manter a rotina! 

 

Corra, caminhe, nade, escale, pedale, dance, medite. Férias é pra gente ter prazer, relaxar, suar. Já estou vendo a sua endorfina lá no céu!

 

Boas férias!

 



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