dezembro 28, 2020
Antes de começar o isolamento social, ao sair de casa, tínhamos uma rotina de itens para colocar na bolsa ou mochila: ecobag, canudo inox e eco copo. Sabíamos que assim estávamos cumprindo boa parte da lista para se tornar um eco friendly. Acontece que, ao ver nossa rotina virando de cabeça para baixo e as saídas de casa resumindo-se basicamente a ir ao mercado, nossos itens ecológicos caíram no desuso. E agora? Como ser mais ecológico dentro de casa?
Leia também: SUBSTITUIÇÕES FÁCEIS PRA ABOLIR OS DERIVADOS DA SUA COZINHA
QUANTO MENOS PLÁSTICO, MELHOR
Aqui servem todas as dicas que já conhecemos bem: no mercado, priorizar os produtos a granel, embalagens de papel e levar ecobags ou caixas de papelão para evitarmos o uso das sacolas plásticas. Além disso, lembre de não usar máscaras descartáveis - aqui explicamos como fazer máscaras caseiras e sem costura.
Ainda, tem uma série de produtos tradicionais que estão sendo reinventados para abolir o uso de plástico, como: shampoos tradicionais estão sendo substituídos por shampoos sólidos - os produtos presentes nas embalagens plásticas possuem em média 80% de água na composição, enquanto esta já temos no chuveiro, né? Outros que já estão sendo bastante utilizados são os coletores menstruais e as calcinhas absorventes para substituir os de plástico tradicionais. Ah, e chega de filme plástico - vamos focar nas embalagens com tampas, por favor! E sério, cada vez mais estão surgindo marcas incríveis! É só ficar de olho que temos certeza que você vai encontrar substitutos incríveis para produtos que geram lixo de forma desnecessária.
RECICLANDO DA FORMA CERTA
Sabemos que é praticamente impossível ser lixo 0 no mundo atual. E você já deve ter percebido que agora no isolamento, passando muito mais tempo em casa, geramos mais lixo, né? Nós temos duas soluções mega tecnológicas para te dar:
1. Cataki
Os catadores autônomos coletam cerca de 90% de tudo o que é reciclado no Brasil, mas são base de um setor que não é bem regulamentado e nem reconhecido. A ideia do aplicativo é ampliar essa rede. Nele, é possível encontrar os trabalhadores mais próximos e entregar a eles seus materiais e resíduos recicláveis.
O Cataki, que é oriundo do projeto Pimp My Carroça, já foi bastante premiado. Entre os títulos, o Grand Prix Netexplo 2018 de Inovação Digital na UNESCO e o Prêmio Lixo Zero – Categoria Educação & Conscientização, ambos em 2018.
2. Rota da Reciclagem
Essa é uma ação promovida pela Tetra Pak. O app mostra de forma didática como qualquer pessoa pode participar do processo de separação e entrega das embalagens longa vida para reciclagem. Ele mostra onde estão localizadas as cooperativas de catadores, as empresas comerciais que trabalham com compra de materiais recicláveis e os pontos de entrega que recebem embalagens da empresa.
TRANSFORMANDO ÓLEO EM SABÃO
Para evitar a contaminação da água, você não pode descartar na pia o óleo de cozinha usado. O ideal é armazená-lo num recipiente e levá-lo até um local que receba este tipo de material (veja no site da sua prefeitura) ou reutilizá-lo para fazer sabão caseiro.
Quer fazer o sabão caseiro? É muito fácil, olha aqui:
INGREDIENTES
PASSO A PASSO
No balde, coloque a soda cáustica e adicione lentamente a água fervendo. Depois, mexa até a soda cáustica dissolver por completo. Em seguida, junte o óleo e continue com movimentos contínuos na mesma direção para que o sabão caseiro não coalhe.
Faça esse processo até a consistência ficar pastosa para despejar nos moldes. Deixe o produto secar por 24 horas para você conseguir cortar do tamanho desejado e desinformar. Depois é só utilizar para limpezas profundas na cozinha e banheiro!
MUDANÇAS SUSTENTÁVEIS E ECONÔMICAS A LONGO PRAZO
Muitas vezes o ser sustentável está diretamente relacionado ao economizar. Se der, faça algumas mudanças na sua casa, como:
Quantas dicas, né? Com elas podemos ir muito mais longe do que os já conhecidos reduzir tempo no banho ou fechar a torneira enquanto escova os dentes. Vamos juntos, um dia mais consciente que o outro, por um planeta mais sustentável.
Cadastre-se para participar da nossa comunidade.