agosto 24, 2021
Existe uma grande crença de que uma alimentação sem alimentos de origem animal é uma alimentação incompleta, principalmente pensando na ingestão proteica. Essa costuma ser a maior dúvida e dificuldade das pessoas, de uma forma geral, ao pensar em ter uma alimentação vegana ou apenas em uma refeição. E será mesmo que falta alguma coisa?
De acordo com a Associação Dietética Americana (American Dietetic Association - ADA), é completamente possível, em todos os estágios da vida, seguir com uma dieta vegana, se bem planejada. Com exceção da vitamina B12, conseguimos encontrar todos os nutrientes que precisamos nos alimentos de origem vegetal.
Para isso, devemos não só escolher bem os alimentos que vão compor a nossa alimentação, mas também, ter uma boa proporção dos grupos alimentares nas nossas refeições.
Quais são esses grupos alimentares e o que compõe cada grupo?
Como equilibrar os grupos alimentares?
É interessante que o prato seja dividido da seguinte forma:
50% de verduras e legumes
25% de leguminosas
25% de cereais, raízes e tubérculos
*É sempre mais interessante priorizar os cereais do que os tubérculos. Mas caso não consuma em uma refeição, você pode complementar em outro momento do seu dia.
Extra
Você pode complementar sua refeição com sementes: de abóbora, girassol, linhaça, gergelim ou chia. Se possível, varie o tipo da semente a cada dia.
Outra sugestão é adicionar levedura nutricional, assim complementamos não só a proteína, mas também vitaminas do complexo B.
Importante:
Cadastre-se para participar da nossa comunidade.