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CINCO MOTIVOS PELOS QUAIS AS PESSOAS DESISTEM DAS SUAS DIETAS

fevereiro 15, 2022

A palavra “dieta” é de origem grega e está relacionada ao “modo de viver”, algo muito mais próximo ao estilo de vida como um todo ou, ao menos, a maneira como rotineiramente as pessoas se alimentam, do que a um determinado planejamento alimentar normalmente adotado de forma temporária e/ou com um objetivo específico, como perder peso ou ganhar massa muscular, por exemplo.

Apesar disto, tornou-se popular a expressão “estar de dieta” e este se tornou um grande mercado que movimenta livros, cursos, produtos e métodos comercializados com a promessa de levar as pessoas onde desejam, esteja este objetivo relacionado a melhora da estética corporal ou a questões de saúde.

Sabemos que entra ano e sai ano e os modismos nutricionais estão sempre se renovando e novas promessas milagrosas nunca deixam de surgir trazendo aquela esperança de que “agora vai”. Mas, você já parou para se perguntar por que na verdade a grande maior parte das pessoas acaba sempre desistindo da sua dieta? É sobre isso que vamos conversar agora e abaixo você pode conferir as cinco razões pelas quais frequentemente desistimos das nossas dietas:

 

Motivo #1: Não gostamos da dieta.

Simples assim. É impossível se manter em dieta quando você não gosta dela! Seja porque ela não respeita a sua cultura alimentar, seus hábitos, sua rotina e suas preferências individuais. Imagine que sua refeição favorita é o café da manhã e que agora, com sua nova dieta, você precisa ficar sem comer até o almoço, ou que você tem muita dificuldade para fazer diversas refeições no dia, pois simplesmente se sente estufado ou porque sua rotina de trabalho não permite, e a sua dieta possui 6 ou 7 refeições por dia. Não dá, né? Para uma dieta funcionar ela precisa fazer sentido para você!

Motivo #2: Não nos organizamos.

Mesmo uma dieta muito bem planejada e que contemple todos os itens mencionados anteriormente não vai funcionar se você não se planejar e se organizar! É preciso comprar os alimentos em tempo hábil e cozinhar com antecedência se for o caso, além de organizar as refeições em potes para levar consigo, se você come fora de casa. A falta de disposição para organizar essa rotina é um dos principais motivos pelos quais as pessoas acabam falhando e comendo algo que não estava planejado (o que contribui para a desistência total do plano, como veremos a seguir).

Motivo #3: Chutamos o balde completamente quando cometemos algum deslize.

Quem nunca? Você resistiu bravamente até que... comeu aquele pedaço de bolo, chocolate ou pizza que tanto queria! Depois disso vem o sentimento de culpa e, frequentemente, a ideia de que a partir de então já não faz mais diferença se você comer tudo o que sentir vontade, afinal o erro já foi cometido. Este pensamento sabotador é um dos grandes responsáveis pelo abandono da dieta mesmo que simplesmente não faça sentido algum! Imagine que você saiu no final de semana e acabou gastando mais dinheiro do que deveria. O que você faz a seguir? Decide gastar todo o dinheiro restante que ainda tem? Eu aposto que não! O mais provável é que você se segure para nos próximos dias ou semanas conseguir colocar as finanças em ordem, certo? Assim deveria ser feito com a sua alimentação também. Ao comer fora do planejado não há motivos para chutar o balde para lá longe, apenas retome sua rotina habitual e preste atenção especial nas próximas refeições para equilibrar o seu deslize, sem que ele se torne uma catástrofe.

Motivo #4: Temos metas irreais.

Eu poderia listar aqui uma série de situações clichês em que longos períodos foram necessários para se construir alguma qualquer coisa relevante, mas vou te poupar desta. Tenho certeza que você já sabe muito bem que resultados significativos em qualquer área da vida exigem dedicação, perseverança e tempo. Nem mesmo a melhor dieta e treino do mundo vão ser capazes de trazer resultados significativos no curto prazo, então por que insistir na ideia maluca de emagrecer 15kg ou ganhar 20kg de massa muscular em 2 meses? Ajustar as suas expectativas para que elas sejam coerentes com a realidade é fundamental para se manter firme no plano e estabelecer pequenas metas é o melhor caminho para grandes conquistas. Que tal perder ou ganhar os 2 primeiros kilos antes de pensar no próximo passo?

Motivo #5: Não valorizamos as pequenas conquistas.

Não seja tão duro consigo mesmo. Em um ambiente onde alimentos deliciosos e hipercalóricos estão disponíveis a todo momento, como é o caso na nossa realidade atual, é extremamente difícil se manter em dieta. Valorize o fato de que reduziu a quantidade de refrigerantes que bebia ou tirou o açúcar do café. É incrível que aquela roupa de um tamanho menor tenha voltado a servir (ou que a manga da camiseta tenha ficado apertada, se você é do time dos ex-magrelos como eu)! Se recompensar pelas pequenas conquistas também pode ser uma forma muito interessante para se manter motivado, desde que não seja com o próprio alimento. Uma boa ideia pode ser se presentear com algo ou alguma experiência que você gostaria muito de comprar ou fazer ou, ainda, algo muito mais fácil e poderoso – se olhe no espelho e diga: “eu sou fod@!!!”.

 



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