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Benefícios de uma Dieta Vegetariana

dezembro 29, 2020

Cada vegetariano tem um propósito que o faz retirar a carne do prato, algumas vezes pelo amor e respeito aos animais, outras pelo cuidado com o meio ambiente, mas atualmente cada vez mais observo o aumento da preocupação com a saúde.

Hoje, infelizmente o que mais mata a nível mundial são doenças cardiovasculares, mortes que seriam evitadas com a melhora da alimentação, redução de gordura saturada, açúcares, farinha branca e combate ao sedentarismo.

Os benefícios da dieta vegetariana já começam aí, em uma alimentação a base de vegetais equilibrada não existe excesso de colesterol, gordura saturada e sódio.

Os vegetarianos apresentam níveis mais elevados de diversos antioxidantes e nutrientes, que são importantes para redução de radicas livres e inflamação.

Com a retirada da carne e derivados naturalmente o reino vegetal é mais explorado e com isso o consumo de fibras, fitoquímicos, vitaminas e minerais aumentam consideravelmente.

 

 

Quando aumentamos o consumo de fibras obtemos mais saciedade e equilíbrio na microbiota intestinal, que promove a absorção de nutrientes e produção adequada de serotonina (hormônio do prazer que tem 80% da sua produção via intestinal).

Os vegetais são ricos em substancias anti-inflamatórias que favorecem a eliminação de toxinas do tecido adiposo e fortalecem o sistema imunológico.

Os estudos populacionais não demonstram aumento da prevalência de nenhuma doença crônica degenerativa não transmissível em populações vegetarianas. E ainda quando comparam grupos vegetarianos e não vegetarianos com estilo de vida similar mostram que os vegetarianos têm menor incidência de todas as doenças, como dislipidemias (alteração dos lipídios no sangue), hipertensão, cardiopatia isquêmica (infarto agudo do miocárdio), diabetes, diversos tipos de câncer e obesidade.

Vegetarianos naturalmente se preocupam mais com a suplementação de vitamina B12, logo tendem a ter níveis menos elevados de homocisteína, o que também reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Quando bem equilibrada e variada, a dieta a base de plantas fornece todos os nutrientes necessários, diminui o risco de doenças e transmite leveza tanto na parte digestiva como na parte espiritual.

 

Referência:

DOI: https://doi.org/10.1017/S0029665199000373 

 



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