0

Seu carrinho está vazio

ACREDITO NO MOVIMENTO DAS COISAS E NO FAZER ACONTECER

maio 27, 2021

Acredito no movimento das coisas e no fazer acontecer. Para mim, o esporte realmente permeia a vida. Acho que não sei o primeiro que fiz, talvez levados a sério remo e jiu jitsu, e o skate puxou mais o lado da definição de estética pessoal, estilo de vida e comunidade. Acho irônico que a competição foi uma das coisas que me afastou do jiu jitsu, e me atraiu no ciclismo. Mas mais do que isso. Mais do que saúde e bem estar; o cuidado com equipamentos mecânicos; afirmação e realização pessoal; os lugares fodas que nossas pernas nos levam; mais até do que as amizades especiais que são descobertas no meio do caminho. É um outro jeito de ver a vida, uma ferramenta poderosa de autoconhecimento, um modo de se expressar pro mundo e mostrar sua criatividade e estilo. É até um aparelho político e transgressor.

Pedalar e correr na floresta, juntos, definem quem eu sou. Se antes a competição me atraía, hoje vejo que o *amor pelo processo e pelo treino diário é maior que a urgência do fim*. Competi em provas de nível profissional nos Estados Unidos, na Espanha, participei de Brasileiros e Estaduais, resultados bastante satisfatórios. Tudo isso pra depois da prova, me realizar de que o que gostava era estar com meus amigos, treinando imerso na natureza, na floresta perto de casa ou conhecendo uma montanha, uma praia diferente.

Não me leve a mal - gosto de me desafiar e colocar a cara a tapa contra uma dúzia de pernas visualmente assustadoras que nunca vi antes, sentir o frio na barriga e os infindáveis checklists de “devo estar esquecendo alguma coisa”. Cada um tem um prazer e procura algo no esporte e acho que por fazê-lo tanto tempo, o que procuro foi mudando ao longo das temporadas de treino, com a certeza que a meta maior é o autocuidado. Por isso nunca entendi atletas que procuravam produtos extra-oficiais. Desde que comecei a treinar sério, cortei totalmente o consumo de carnes e prestei muita atenção na alimentação e suplementação. Foi assim que conheci a MOTHER. Entrei em contato pois queria saber de verdade do que era feito, pra minha surpresa um dos sócios que me respondeu, e daí começamos a nos conhecer. Procuro ativamente saber das marcas que consumo e me associo. Na parte do autoconhecimento, hoje vejo que valorizo o equilíbrio das atividades. Atletas de ponta tem alguns traços obsessivos e demorar a perceber isso tem custos. Achar jeitos diferentes de me divertir e felicidade em momentos fora do esporte contribuem muito para minha motivação e saúde mental. Diversificar os esportes, até certo ponto, traz ganhos imensuráveis pra minha modalidade A (se é que existe uma).

Minha rotina de treino é dividida entre treinos de ciclismo de estrada, de mountain bike, de corrida de trilha, asfalto, academia e funcional. Dependendo da próxima meta, foco mais na bike ou mais na corrida, mas o ciclismo é uma base que me ajuda muito na preparação pra correr. Na mesma semana faço dois treinos com estímulos de oxigenação máxima, um treino com 4-5 horas de duração e dois treinos de média intensidade de resistência, intercalados com estímulos neuromusculares. Orquestrar isso com trabalho full time e uma vida social ativa é puxado, mas depois de um tempo entra no natural. Encaixe ainda rolês de E-bike pra aproveitar dias regenerativos e moto pra aproveitar ainda mais estradas vicinais. No kitesurf ainda sou um aprendiz do meu pai, mas a ideia é acompanhá-lo nas aventuras mais puxadas em breve.

Nos próximos meses, a convite da MOTHER, vou compartilhar algumas das minhas experiências, insights sobre treinos e alimentação, percursos, competições, percepção de esforços, fotografia, lembranças de dias marcantes, entre outros. Estou ansioso para revirar o baú e resgatar registros de violências nas minhas próprias pernas e compartilhar preparações para novas empreitadas.

 

Motocross enduro, Teresópolis RJ  

Trail Run na Travessia Petrópolis-Teresópolis
 

Xterra Ilha Grande, Trail Run. 1° na cat, 6°geral
   

Treino de ciclismo noturno, Estrada das Canoas, RJ
   

Evento Teste, Velódromo Olímpico do Rio, 2016

 

Red Hook Crit, Barcelona
   
Vale Encantado, Rio de Janeiro
      Sapatilhas restauradas e customizadas por mim, RJ 2021

 



Ver outros artigos

Qual o impacto da Mother no mundo em 3 anos de existência?
Qual o impacto da Mother no mundo em 3 anos de existência?

setembro 22, 2021

Bairros verdes também melhoram a saúde do coração
Bairros verdes também melhoram a saúde do coração

setembro 20, 2021

Como ter uma cozinha plant-based prática e saudável
Como ter uma cozinha plant-based prática e saudável

setembro 13, 2021