0

Seu carrinho está vazio

A GREEN FRIDAY E A BUSCA POR UM CONSUMO MAIS CONSCIENTE

novembro 05, 2021

Se você nos acompanha há um ano ou mais aqui na MOTHER, você sabe que nessa época do ano aderimos a Green Friday, um movimento de oposição a Black Friday. Se você ainda não sabe como funciona e o que é, vamos te contar! Mas antes, vem entender o porquê a Black Friday não faz mais sentido pra nós…

A Black Friday é uma tradição que começou nos Estados Unidos, com o objetivo de estimular o consumo da população oferecendo descontos muito atrativos em diferentes setores e com uma variedade imensa de produtos. No Brasil, a primeira Black Friday começou em 2010 e até hoje conquista o público, que espera ansiosamente por esse momento do ano - meados do final de Novembro. 

O que acontece é que esse movimento acaba trazendo um consumo impulsivo e desenfreado, pela grande oportunidade de vendas vista pelos varejistas e onde as pessoas acabam comprando muitos produtos pela propaganda de "descontos imperdíveis" e que não necessariamente era um produto de necessidade da pessoa. E qual é o resultado de tudo isso? Os consumidores acabam saindo com sacolas e sacolas de compras, um exagero de produtos que na maioria das vezes só compraram porque estava com desconto. 

É por não pensarem nas consequências que esse consumo intenso faz, que a Green Friday nasceu. A Green Friday é um movimento de oposição a Black Friday, que visa combater o consumo excessivo, além de incentivar a compra consciente e sustentável dos produtos, fazendo as pessoas refletirem antes de comprar. Será que você realmente precisa comprar esse item? A embalagem desse produto é sustentável? Essa marca mostra os processos produtivos dos produtos? Eu apoio o que está por trás dessa empresa? Esses são alguns questionamentos que a Green Friday nos convida a fazer. 

Se podemos buscar novas alternativas para sermos cada vez mais sustentáveis e ainda assim, participar de um momento importante no ano para o comércio, por que não fazer pensando no nosso propósito e filosofia enquanto marca? Podemos ir contra essa produção intensa e continuar atendendo a demanda dos consumidores, de maneira que presenteie o público sem gerar impacto negativo.  

Enquanto consumidor, a ideia é poder pensar no seu consumo, o que ele financia, se ele realmente é necessário, se o produto "barato" da Black Friday está de acordo com aquilo que você acredita e buscar entender se faz sentido esse movimento tão esperado por muitos. 

 

Leia também: COMO TORNAR SEU ESTILO DE VIDA MAIS SUSTENTÁVEL

 



Ver outros artigos

PARA O QUE SERVE E COMO CONSUMIR O GEL DE CARBOIDRATOS?
PARA O QUE SERVE E COMO CONSUMIR O GEL DE CARBOIDRATOS?

novembro 30, 2021

INCENTIVAR PEQUENAS MUDANÇAS NA ALIMENTAÇÃO É UM GRANDE PASSO PARA SALVAR O PLANETA
INCENTIVAR PEQUENAS MUDANÇAS NA ALIMENTAÇÃO É UM GRANDE PASSO PARA SALVAR O PLANETA

novembro 16, 2021

A RELAÇÃO DO CONSUMO DE CARNE VERMELHA COM A ENDOMETRIOSE
A RELAÇÃO DO CONSUMO DE CARNE VERMELHA COM A ENDOMETRIOSE

novembro 03, 2021