novembro 05, 2021
Se você nos acompanha há um ano ou mais aqui na MOTHER, você sabe que nessa época do ano aderimos a Green Friday, um movimento de oposição a Black Friday. Se você ainda não sabe como funciona e o que é, vamos te contar! Mas antes, vem entender o porquê a Black Friday não faz mais sentido pra nós…
A Black Friday é uma tradição que começou nos Estados Unidos, com o objetivo de estimular o consumo da população oferecendo descontos muito atrativos em diferentes setores e com uma variedade imensa de produtos. No Brasil, a primeira Black Friday começou em 2010 e até hoje conquista o público, que espera ansiosamente por esse momento do ano - meados do final de Novembro.
O que acontece é que esse movimento acaba trazendo um consumo impulsivo e desenfreado, pela grande oportunidade de vendas vista pelos varejistas e onde as pessoas acabam comprando muitos produtos pela propaganda de "descontos imperdíveis" e que não necessariamente era um produto de necessidade da pessoa. E qual é o resultado de tudo isso? Os consumidores acabam saindo com sacolas e sacolas de compras, um exagero de produtos que na maioria das vezes só compraram porque estava com desconto.
É por não pensarem nas consequências que esse consumo intenso faz, que a Green Friday nasceu. A Green Friday é um movimento de oposição a Black Friday, que visa combater o consumo excessivo, além de incentivar a compra consciente e sustentável dos produtos, fazendo as pessoas refletirem antes de comprar. Será que você realmente precisa comprar esse item? A embalagem desse produto é sustentável? Essa marca mostra os processos produtivos dos produtos? Eu apoio o que está por trás dessa empresa? Esses são alguns questionamentos que a Green Friday nos convida a fazer.
Se podemos buscar novas alternativas para sermos cada vez mais sustentáveis e ainda assim, participar de um momento importante no ano para o comércio, por que não fazer pensando no nosso propósito e filosofia enquanto marca? Podemos ir contra essa produção intensa e continuar atendendo a demanda dos consumidores, de maneira que presenteie o público sem gerar impacto negativo.
Enquanto consumidor, a ideia é poder pensar no seu consumo, o que ele financia, se ele realmente é necessário, se o produto "barato" da Black Friday está de acordo com aquilo que você acredita e buscar entender se faz sentido esse movimento tão esperado por muitos.
Leia também: COMO TORNAR SEU ESTILO DE VIDA MAIS SUSTENTÁVEL
Cadastre-se para participar da nossa comunidade.