0

Seu carrinho está vazio

5 dicas para não faltar proteína vegetal no seu dia

dezembro 08, 2021

A pergunta clássica, que todo vegetariano ouve com certa frequência: “Você não come carne, então não come proteína?".


Brevemente, vamos entender o que são proteínas. Mas já adianto que é errado se referir ao bife chamando-o de proteína. Proteína é um macronutriente e a carne um alimento composto de diversos nutrientes, entre eles a proteína. Como meu colega Filipe Testoni sempre diz: "todas proteínas são formadas por aminoácidos, comumente chamados de 'blocos construtores'". Ele gosta de pensar nos aminoácidos como peças de Lego. Assim como as peças de Lego possuem diferentes formas, tamanhos e cores, os aminoácidos também possuem diferenças entre eles e, dependendo das peças (aminoácidos) disponíveis será possível montar objetos (proteínas) diferentes. Uma alimentação vegetariana variada garante o consumo de todos esses aminoácidos que formam proteínas.

 

LEIA TAMBÉM: PROTEÍNAS VEGETAIS | PARTE 1: DESVENDANDO OS AMINOÁCIDOS

 

Separei algumas dicas para não faltar esse nutriente no seu dia.


Dica 1:
Quem congela sempre tem né? Gosto de cozinhar uma quantidade grande de grão de bico, feijão fradinho, feijão branco, feijão preto e lentilha e congelar em potinhos. Tendo as leguminosas já pré-prontas, preparar o restante para compor a refeição, fica muito mais rápido e fácil.

Dica 2:
Fazer hambúrguer de leguminosas, almôndegas ou falafel e já deixar congelado, temperado e modelado só para grelhar nos dias cheios, também agiliza muito. Além de ser uma preparação diferente e ideal para os finais de semanas, quando buscamos algo mais apetitoso. Caso você não goste de cozinhar, já existem muitas empresas que fabricam bons produtos, basta conferir a lista de ingredientes.

Dica 3:
Ter pastinhas proteicas prontas, para passar no pão, torrada ou rechear panquecas é uma ótima estratégia. Eu gosto muito de usar o tofu, ele tem o sabor neutro e oferece a textura ideal. Possui uma quantidade significativa de proteína, e baixo teor de gordura e carboidratos. Eu faço no liquidificador e armazeno por até 4 dias na geladeira, essas são as minhas preferidas:
• Tofu batido com tomate seco.
• Tofu batido com azeitona preta ou verde e azeite.
• Tofu batido com abacate e sal e limão.

Dica 4:
Gostamos de tudo o mais natural possível, mas também amamos marcas que priorizam produtos com a famosa composição “clean label”. Para os dias corridos, passeios e viagens os industrializados não perecíveis são sempre bem-vindos. Contudo, barrinhas, chocolates e proteína em pó, facilitam atingir a necessidade ideal nesses momentos, sem perder a curtição.

Dica 5:
Por último e não menos importante, nossa querida PTS (proteína texturizada de soja), alimento coringa na cozinha. Fornece alto teor proteína, baixo teor de gordura e carboidratos e participa de preparações clássicas e deliciosas.
• Lasanha de berinjela com PTS
• Escondidinho recheado com PTS.
• Empadão recheado com PTS.
• Macarrão com PTS à bolonhesa.
• Arroz com feijão com PTS.
• Estrogonofe com PTS.
• Ensopadinho de batata e cenoura com PTS.

Muitas dessas preparações nos trazem memórias afetivas, nos transportam diretamente para a infância e para casa dos nossos pais e avós.


Nosso amor pelos animais, preocupação ambiental e cuidado com a saúde nos tornaram vegetarianos e a versão dessas comidas que confortam podem e devem, fazer parte do nosso dia a dia.

 



Ver outros artigos

O que você precisa saber antes de se tornar vegetariano
O que você precisa saber antes de se tornar vegetariano

maio 11, 2022

VIREI VEGETARIANO E COMECEI A SENTIR MUITA DISTENSÃO ABDOMINAL! É NORMAL?!
VIREI VEGETARIANO E COMECEI A SENTIR MUITA DISTENSÃO ABDOMINAL! É NORMAL?!

fevereiro 21, 2022

CINCO MOTIVOS PELOS QUAIS AS PESSOAS DESISTEM DAS SUAS DIETAS
CINCO MOTIVOS PELOS QUAIS AS PESSOAS DESISTEM DAS SUAS DIETAS

fevereiro 15, 2022